EnglishEspañolPortuguês

Elefante que chorou ao ser resgatado de exploração nas ruas da Índia comemora 4 anos em liberdade

9 de julho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

No dia 4 de julho de 2014, a organização Wildlife SOS resgatou o elefante Raju das ruas de Allahabad, Uttar Pradesh, na Índia, onde ele era explorado há quase cinco décadas para pedir dinheiro. A equipe deu ao animal o melhor presente que ele poderia ter recebido: uma nova vida. A gratidão de Raju foi tanta que, em um vídeo capturado no momento em que ele foi libertado, lágrimas pareciam rolar pelo seu rosto.

O cruel passado de Raju (Reprodução | One Green Planet)

A gravação logo se tornou viral, e Raju foi apelidado de “elefante chorão”. Sua história de superação fez com que ele se tornasse um símbolo de esperança para os elefantes que ainda eram mantidos em cativeiro, sendo explorados e abusados.

Este ano, o doce Raju celebrou o seu quarto “aniversário de resgate” no Centro de Conservação e Cuidados dos Elefantes da Wildlife SOS em Mathura de um jeito muito especial. Os cuidadores e veterinários do elefante resolveram fazer uma festa, com agrados e surpresas para ele.

Reprodução | One Green Planet

“Na Wildlife SOS, visamos não apenas resgatar animais de situações de socorro, mas também proporcionar a eles uma vida pós-resgate mais segura, feliz e saudável”, explica Kartick Satyanarayan, Co-Fundador e CEO da Wildlife SOS, em entrevista ao portal One Green Planet. O passado doloroso de Raju se tornou exatamente isso: passado. Ele está prosperando em sua nova casa, apreciando a companhia de seus amigos elefantes.

Muito emocionado, Satyanarayan relembra o momento em que Raju foi levado até eles. “Nós tivemos que intervir e agir rapidamente, pois estávamos certos de que a vida dele corria grande perigo se ele não recebesse tratamento veterinário imediato e atendimento de emergência”, conta. “As correntes ao redor de suas pernas tinham espinhos que cortavam sua carne – e cada vez que ele movia o pus vazava de feridas. Dor e brutalidade eram tudo o que ele conhecia”.

Reprodução | One Green Planet

“Ele veio até nós sofrendo de desnutrição severa, doenças nos pés e abscessos dolorosos em seus ombros e quadris, e exigiu cuidados intensivos. (…) Estou impressionado com sua resiliência e foi uma honra ajudar Raju a fazer essa jornada notável para a recuperação ”, acrescenta o Dr. Yaduraj Khadpekar, Oficial Sênior de Veterinária SOS da Wildlife que liderou a operação de resgate de Raju.

Entre os agrados proporcionados pela equipe do Centro de Conservação estavam um alimentador pendurado cheio de pipocas, um pneu de borracha com melancias em sua piscina e uma pirâmide inteira de presentes – seus doces favoritos. O recinto de Raju foi decorado com flâmulas coloridas, e o bolo para a ocasião, é claro, era obrigatório. Tudo isto para celebrar o resiliente elefante e marcar o dia tão especial.

Você viu?

Ir para o topo