EnglishEspañolPortuguês

Comediante vegano Romesh Ranganathan aponta a Etiópia como “paraíso dos veganos”

7 de julho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Romesh Ranganathan/ Bunna Cafe
Foto: Romesh Ranganathan/ Bunna Cafe

De acordo com o comediante vegano Romesh Ranganathan, a Etiópia é uma excelente opção de destino de viagem para os veganos. O apresentador de TV compartilhou a dica em uma recente entrevista à Radio Times sobre seu novo programa “The Misadventures of Romesh Ranganathan” (As Desaventuras de Romesh Ranganathan, na tradução livre)

Em cada episódio do programa, Ranganathan, que se descreve como “um viajante não muito aventureiro”, visita um país. No segundo episódio do programa, Ranganathan visita a Etiópia, que provou ser um paraíso para amantes da comida vegana e vegetariana, segundo ele.

“É incrível para os veganos porque lá as pessoas jejuam durante parte do ano”, disse Ranganathan. O jejum acontece por motivos religiosos, mas ao contrário da visão mais comum do jejum, que prega abstinência de toda e qualquer comida, na Etiópia os cristãos ortodoxos se abstém apenas de carne e laticínios, o que faz com que os restaurantes e cafés tenham sempre um cardápio vegano disponível.

De acordo com a NPR, os membros da Igreja Ortodoxa Etíope jejuam pelos 40 dias que antecedem o Natal, celebrado em 7 de janeiro. Os praticantes devotos também podem jejuar às quartas e sextas-feiras a cada semana. “A comida é inacreditável. Eu amei”, diz ele.

A cozinha tradicional da Etiópia envolve vários tipos de guisados de vegetais conhecidos como “wat”, que são servidos em cima de um pão esponjoso feito de farinha de teff chamada “injera”. Refeições são servidas sem utensílios e consumidas usando pedaços de injera para comer ensopados e acompanhamentos. A injera adicional é tipicamente servido ao lado dos pratos.
Conforme as impressões de Ranganathan, a culinária etíope possui realmente muitas opções veganas e a maioria dos restaurantes têm cardápios inteiramente veganos disponíveis.

Wat é uma refeição tradicional etíope servida em cima de um pão feito de farinha de teff chamada “injera”, usa-se também os pedaços de injera para comer | Foto: Romesh Ranganathan

Em Nova York, por exemplo, o restaurante etíope Upper West Side Ethiopian Awash tem um cardápio totalmente vegano, complementado por vinhos e cervejas importados. O Bati Kitchen do Brooklyn também possui um menu vegano a parte. O Bunna Cafe, que fica no bairro de Williamsburg, no Brooklyn, é um estabelecimento vegano nascido de um ideia de sucesso.

Você viu?

Ir para o topo