EnglishEspañolPortuguês

Pecuarista torna-se vegano após incentivo de esposa e filha

6 de julho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Wally Fry, fundador e CEO da marca de alimentos veganos The Fry Family Food Company, nem sempre foi um amante dos animais. Antes de tornar-se vegano, Fry trabalhou por anos com pecuária e afirma ter comprado e vendido milhares de animais para serem mortos e consumidos.

Ele diz ter sido motivado inteiramente pelos lucros que poderia obter, em uma época em que dietas sem carne eram relativamente desconhecidas.

Sua relação à respeito dos animais começou a mudar após casar-se com Debbie, vegetariana há anos, e juntos decidirem não adicionar carne à dieta de sua filha recém-nascida.

Wally Fry, fundador e CEO da marca de alimentos veganos The Fry Family Food Company, tornou-se vegano após anos trabalhando com a exploração de animais.
Hoje Fry é dono de uma das maiores empresas produtoras de carne vegana da indústria alimentícia. Foto: Reprodução

Em uma visita a sua fazenda industrial recém construída em 1987, Fry teve uma experiência que mudou sua vida para sempre. Todos os comentários e questionamentos sobre o bem-estar animal feitos por sua família o levaram a ter uma epifania. Ali ele decidiu tornar-se vegetariano, e posteriormente vegano – visando o bem animal.

“Algo dentro de mim quebrou [na indústria de criação de porcos que ele criou]”, disse Fry a Katrina Fox para a Forbes. “Debbie começou a dar nome às cabras e se apegar”, continuou.

“Estava longe de ser ideal, mas eu estava apenas tentando encontrar uma maneira de nos sustentar. Como um consumidor de carne, eu não conhecia nada melhor. Eu não percebi que os animais poderiam sofrer. Para mim, era só uma questão de ganhar dinheiro. Depois de ver o interior do local que eu construí, eu não consegui mais aguentar. Tudo o que Debbie e Tammy defendiam ficou claro: toda a vida era preciosa e eu poderia viver sem sacrificar a vida de outra. ”

Fry decidiu renunciar ao trabalho na área da pecuária. Ele começou a experimentar diversas receitas em sua casa para substituir a proteína. “Eu sabia que tinha que criar uma alternativa que eu gostasse, caso contrário, não teria sido bem sucedido em permanecer vegano”, observou Fry.

Sua comida caseira se transformou em hambúrgueres, cachorros-quentes e salsichas para pessoas além de seus familiares. Isso o levou a tornar-se um empreendedor, e iniciar um negócio vegano. Graças a isso, hoje Fry é um dos principais produtores de carne vegana conhecidos pela indústria alimentícia.

Fry disse que não foi um trajeto fácil, mas valeu a pena. “Como o veganismo não era muito conhecido naquela época, não havia pessoas batendo à minha porta para investir em meus negócios. Tivemos que começar do zero, com nada”.

Na fábrica de Fry em Durban, na África do Sul, mais de 400 funcionários bem remunerados e com “excelentes condições de trabalho” são encarregados da produção de 35 toneladas de alimentos por dia.

Fry acrescentou que o negócio viu as vendas aumentarem 25% anualmente, mas a medida real do sucesso é contada pelo número de animais salvos pela sua carne à base de plantas. Ele afirma que anualmente, “20 milhões de frangos, 18.000 vacas e 75.000 porcos” são salvos pela alternativa vegana que criou.

Você viu?

Ir para o topo