PL que proíbe exportação de animais vivos em SP pode ser votado hoje na assembleia


O projeto de lei 31/2018 ou PL dos Bois, como ficou conhecido, do deputado estadual Feliciano Filho (PRP-SP), que proíbe a exportação de animais vivos para fins de consumo pelos portos do estado de São Paulo, venceu mais uma importante etapa e pode ir para votação nesta quinta-feira (05) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ontem, quarta-feira (04), o plenário da Alesp aprovou, por unanimidade, o regime de urgência do PL. Em seguida, o Congresso das Comissões deu parecer favorável à votação imediata do projeto.

(Foto: Fátima ChuEcco)

Feliciano Filho salienta que, além da inegável questão de maus-tratos, existem fortes razões econômicas para esse tipo de atividade ser extinta. “Com a exportação de animais vivos, o estado perde dinheiro porque a atividade não paga impostos e, com isso, a sociedade também não é beneficiada. A atividade gera emprego lá fora em detrimento da mão de obra dentro do país. E até setores como o de frigoríficos já se posicionaram contra também devido a falta de insumos necessários para as indústrias calçadistas, farmacêuticas e graxarias, entre outras”, disse.

Cerca de 300 ativistas lotaram mais uma vez a Alesp nesta quarta-feira (04) para defender o PL 31 que já teve a votação adiada por duas vezes. No dia 26 de junho, deputados contrários ao projeto fizeram longos discursos para esgotar o tempo disponível para a votação. E na última terça-feira (03), a morte de um ex-deputado derrubou novamente a votação, já que a Alesp, por regra, não encaminha trabalhos nesses casos.

(Foto: Divulgação)

Em todas as ocasiões, os ativistas compareceram em peso e percorreram os gabinetes a fim de convencer os deputados a votarem favoravelmente ao PL dos Bois. E na noite da última quarta (4), um grupo, além de ter participado da ação durante o dia, pernoitou na Alesp. Em vigília, eles decidiram permanecer no local durante toda a madrugada e esperar até a possível votação, momento em que mais ativistas devem voltar para novamente protestar na assembleia.

O movimento a favor do PL 31 vem crescendo desde a partida do navio NADA, do porto de Santos (SP) em fevereiro, quando fotos, vídeos e laudos veterinários comprovaram as péssimas condições em que os animais são transportados desde quando saem da cidade de origem até o país de destino onde são mortos de forma cruel, sem que sejam insensibilizados, conforme ocorre no Brasil.

Dos 94 deputados estaduais da Alesp, mais de 45 se comprometeram a votar a favor do projeto. Nesta quinta (5), ativistas e a população em geral deverá saber, caso a votação realmente ocorra, se os parlamentares, de fato, cumprirão com o prometido.

Segue abaixo os nomes dos deputados que afirmaram que irão votar a favor do PL dos Bois:

1. Alencar Santana Braga – PT
2. Ana do Carmo – PT
3. André do Prado – PR
4. André Soares – PSDC
5. Beth Sahão – PT
6. Caio França – PSB
7. Carlos Bezerra Jr.
8. Carlos Giannazi – PSOL
9. Carlos Neder – PT
10. Cássio Navarro – PSDB
11. Célia Leão – PSDB
12. Celso Nascimento – PSC
13. Cezinha de Madureira – PSD
14. Chico Sardelli – PV
15. Clélia Gomes – AVANTE
16. Coronel Camilo – PSD
17. Edmir Chedid – DEM
18. Enio Tatto – PT
19. Fernando Capez – PSDB
20. Geraldo Cruz – PT
21. Jooji Hato – MDB
22. José Américo – PT
23. José Zico Prado – PT
24. Leci Brandão – PcdoB
25. Luiz Fernando – PT
26. Luiz Turco – PT
27. Márcia Lia – PT
28. Márcio Camargo – PSDB
29. Marcos Martins – PT
30. Marcos Zerbini – PSDB
31. Marta Costa – PSD
32. Orlando Bolçone – PSB
33. Padre Afonso – PV
34. Pedro Kaká – PODE
35. Professor Auriel – PT
36. Rafael Silva – PSB
37. Raul Marcelo – PSOL
38. Rita Passos – PSD
39. Roberto Tripoli – PV
40. Rogério Nogueira – DEM
41. Roque Barbiere – PTB
42. Teonilio Barba – PT
43. Vaz de Lima – PSDB

Governador Marcio França – PSB
Presidente da ALESP Cauê Macris – PSDB

Favoráveis de licença:
Coronel Telhada – PP
Carlos Cezar – PSB

Pendentes de publicação em perfil oficial de rede social, envio de vídeo ou conversa direita dos seguintes Deputados, que já responderam inbox a ativistas, APOIANDO o PL 31:

1. Ramalho da Construção – PSDB
2. Paulo Correa Jr – PATRI
3. Gil Lancaster – PSB
4. Roberto Massafera – PSDB
5. Doutor Ulysses – PV
6. Abelardo Camarinha – PSB

Cauê Macris – REFORÇAR o pedido de comprometimento em pautar o projeto na terça-feira
https://www.facebook.com/cauemacris/

https://www.instagram.com/cauemacris/

Pedro Kaká – REFORÇAR o pedido de apoio e de voto A FAVOR do PL31/2018
https://www.facebook.com/deputadopedrokaka/
https://www.facebook.com/profile.php?id=100004210686283

https://www.instagram.com/deputadopedrokaka/


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

PROTEÇÃO ANIMAL

INESPERADO

ASCENSÃO

GRATIDÃO

INDEFESAS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>