EnglishEspañolPortuguês

Leopardo das neves nasce com “síndrome do cão nadador” e recebe tratamento para aprender a andar

4 de julho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

A “síndrome do cão nadador” é um problema que atinge muitos cachorros e também gatos. O animal nasce com dificuldades de se manter em pé, porque as patas não tem força o suficiente para aguentar o peso de seu corpo. Ele fica deitado, com as patas “espalhadas” para os lados, como se parecesse que iria nadar.

Reprodução | Express

Recentemente, um leopardo das neves mostrou que os grandes felinos também estão suscetíveis a ela. O filhote de seis semanas de idade nasceu com defeitos que afetaram seus olhos e também o tórax, e fizeram com que ele desenvolvesse pernas traseiras visivelmente fracas. Assim como cães e gatos, o único tratamento é a fisioterapia.

Reprodução | Express

Para fortalecer as pernas, os especialistas usam um cinto de borracha que levanta os quadris do leopardo e fornece apoio para ajudar o filhote a posicionar as patas traseiras embaixo dele enquanto caminha. Ele é então colocado em superfícies com boa tração, como grama ou piso de borracha de alta fricção, que ajudam a obter aderência.

Serão três sessões de terapia por dia, especialmente desenvolvidas para garantir que o filhote mantenha uma relação próxima e muito positiva com a mãe. Erin Dougher, uma das principais tratadoras do filhote, disse em entrevista a jornal local: “Estamos muito felizes com o progresso que vimos até agora, e continuamos a reavaliar as necessidades do filhote para que ele tenha sucesso nesta jornada”.

Reprodução | Express

“Observá-lo ganhar confiança e progredir em suas sessões diárias tem sido uma experiência muito gratificante”, ela conta. Além de seus problemas de mobilidade, o filhote também tem defeitos congênitos nas pálpebras, o que pode exigir cirurgias à medida que ele envelhece.

Reprodução | Express

Os leopardos da neve estão sob ameaça devido à caça, à perda de presas e à destruição de seu habitat.

Você viu?

Ir para o topo