EnglishEspañolPortuguês

Câmeras flagram fazendeiro ao agredir vacas com cano de aço

1 de julho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Câmeras secretas filmaram um fazendeiro batendo nas vacas com um cano de aço enquanto as ordenhava em sua fazenda leiteira na Nova Zelândia.

As imagens mostram o homem agredindo repetidamente os animais com o cano dentro do galpão de ordenha da fazenda.

As vacas feridas são mostradas em outras imagens com as pernas deformadas – inchadas e machucadas – devido às aparentes surras repetidas pelo agressor.

Imagens perturbadoras de vacas com as pernas deformadas, feridas e inchadas comprovam os maus-tratos | Foto: Newsroom
Imagens perturbadoras de vacas com as pernas deformadas, feridas e inchadas comprovam os maus-tratos | Foto: Newsroom

O fazendeiro já foi alvo de denúncia no Ministério de Indústrias Primárias da Nova Zelândia em função de alegações de abuso de animais.

O vídeo foi filmado durante algumas semanas pela ONG Farmwatch, e foi submetido ao departamento do governo responsável sob uma nova denúncia.

“Você tem que treinar suas vacas. Você não pode deixar suas vacas dominarem você”, disse o fazendeiro, quando confrontado por um jornalista do Newsroom que visitou a fazenda após de ver as imagens.

Quando questionado se havia acertado as vacas com um tubo de aço, o fazendeiro negou a acusação dizendo: “Por que eu iria bater nas vacas com um tubo de aço?”

O fazendeiro ja havia postado fotos de suas vacas pintadas com spray | Foto: Newsroom
O fazendeiro ja havia postado fotos de suas vacas pintadas com spray | Foto: Newsroom

Um agricultor e ex-funcionário da propriedade disse que o abuso de animais foi o pior que ele já viu em seus 20 anos de carreira.

“Fiquei atordoado e enojado com o que vi. O nível de raiva contra as vacas foi muito perturbador de se assistir”, disse o agricultor, que deseja permanecer anônimo.

O ex-funcionário alegou que em seus dois anos e seis meses trabalhando na fazenda, ele havia testemunhado motocicletas e cães usados para mover as vacas à força mesmo doentes, com febre do leite ou durante problemas de parto.

Ele também disse que as vacas que eram consideradas animais problemáticos sempre acabavam com as pernas inchadas e estavam sempre atrasando o rebanho porque estavam feridas.

Uma maneira comum dos fazendeiros direcionarem o gado é usando um tubo de alcateno, o material é semelhante ao de garrafas de plástico, é grande, mas não machuca os animais.

O agricultor disse que o fazendeiro inicialmente usava este método, mas depois mudou para o tubo de aço e foi nesse ponto que ele levou a questão para a Farmwatch (ONG).

Nota da Redação: a ANDA repudia a ordenha de vacas, ato invasivo e cruel, realizado para que os humanos tirem proveito do leite desses animais, que por natureza pertence ao bezerro e não às pessoas e incentiva os leitores a promoverem uma mudança de hábitos, excluindo produtos de origem animal da dieta e adotando o veganismo.

Você viu?

Ir para o topo