EnglishEspañolPortuguês

Vídeo revela traficantes de animais batendo e queimando elefantes na Índia

20 de junho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Um vídeo em circulação na internet mostra cenas de um grupo de traficantes indianos agredindo violentamente elefantes. Eles atacam um deles com uma vareta e em seguida prendem as pernas de outro, para depois queimá-lo.

Reprodução | Daily Mail

O indiano Sameer ‘Ballu’ Khan, que aparece nas filmagens, já é conhecido pelas autoridades e organizações de defesa dos animais. De acordo com informações fornecidas pelo grupo Wildlife SOS, ele comprou ilegalmente os elefantes do circo Moonlight em Jaipur, no estado de Rajastão, na Índia.

Desde então, as condições a que os animais sob custódia de Khan são expostos são extremamente cruéis e insalubres. A maior parte deles ou morre ou misteriosamente desaparece, sem deixar qualquer vestígio.

O vídeo a seguir contém imagens fortes:

Entre os elefantes mantidos em cativeiro pelo grupo está Suman, uma filhote de seis anos. Ela fica acorrentada dentro de um quarto pequeno e escuro, longe de seus pais. Provavelmente continuará lá até atingir idade suficiente para ser vendida a um circo.

O pai de Suman, Bijli, foi vendido para uma vida de trabalho. A mãe, Chanda, é explorada em passeios turísticos de elefantes. Ela é forçada a carregar o público embaixo do sol escaldante do Forte de Amber, uma fortaleza histórica localizada na cidade de Amber, na Índia, no estado de Rajastão.

Reprodução | Daily Mail

Apesar das filmagens mostrarem as ações extremamente agressivas e todos os abusos cometidos aos animais, quando Khan é entrevistado ele insiste em dizer que os elefantes são, para ele, como parte de sua família.

As entrevistas fazem parte de um documentário de 2016 chamado “Where the Elephant Sleeps” (Onde o elefante dorme, em tradução livre). A obra aborda os horrores vividos pelos elefantes de Jaipur.

Campanhas pela libertação de Suman

A organização Wildlife SOS, no passado, libertou a irmã de Suman, Peanut, que hoje vive em um centro de conservação e cuidado em Matura, no estado indiano de Uttar Pradesh. O que eles pretendem, agora, é conseguir levar o resto da família de elefantes para lá.

Como forma de gerar conscientização sobre a situação de Suman, eles recentemente lançaram uma campanha para chamar a atenção do governo e pedir às autoridades locais que tenham alguma atitude em benefício do animal.

Reprodução | Daily Mail

Mesmo com mais de 350 mil assinaturas e mobilização social, Suman continua em trauma severo, tendo reações completamente artificiais, como balançar a cabeça repetidas vezes, sem propósito algum – atitudes muito comuns em animais mantidos em cativeiro.

De acordo com a Wildlife SOS, Khan consegue se livrar das acusações e continua mantendo os animais sob sua custódia porque grava vídeos e tira fotos de ângulos e posições específicas para tentar passar a sensação de que os animais estão sendo bem cuidados.

“Os elefantes devem ser resgatados e ele [Khan] deve ser proibido de manter qualquer elefante sobre seus cuidados”, finaliza a organização. Elefantes são seres muito sociáveis e sensíveis e não podem ser mantidos em cativeiro, sequer devem ser explorados para entretenimento de pessoas.

Você viu?

Ir para o topo