EnglishEspañolPortuguês

Ursa enjaulada por dez anos dá à luz dois bebês em liberdade

4 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Na Armênia, assim como em muitos outros locais do mundo, manter animais em cativeiro e explorá-los para entretenimento do público em restaurantes ou shoppings é uma prática muito comum. Com a ursa Dasha a história não foi diferente.

Ela foi retirada de seu habitat e trancada em um restaurante na cidade de Yerevan, na Armênia, e forçada a entreter os clientes, em troca de seus restos de comida.

Reprodução | Roger Allen – Daily Mail

As condições em que vivia eram péssimas: além de uma série de abusos, ela foi trancada em uma jaula extremamente pequena, que não atingia as necessidades básicas sanitárias. Ela e seu companheiro Misha eram mantidos em cativeiro pelo estabelecimento.

Essa realidade, infelizmente, é muito comum no país, que tem uma longa história envolvendo a captura e exploração de ursos. Mesmo tendo feito muito progresso em outras áreas de proteção animal, os grupos de defesa ainda encontram grande dificuldade em avançar nesse sentido.

Os ursos geralmente são capturados enquanto filhotinhos, e criados em situações precárias, até que se tornem grandes o suficiente para serem usados em espetáculos, ou apenas para serem colocados como “enfeite” nos locais.

Reprodução | Roger Allen – Daily Mail

Há algum tempo, no entanto, a história de Dasha mudou. Ela deu à luz dois filhotes e a ONG britânica International Aniaml Rescue (IAR) foi até a Armênia para resgatar toda a família e levá-los às montanhas, para que vivam em liberdade.

O resgate faz parte de uma ação da IAR que foi para a Armênia resgatar vários outros ursos que são explorados por dezenas de outros estabelecimentos espalhados pelo país.

Reprodução | Roger Allen – Daily Mail

Em entrevista ao Daily Mail, o CEO da IAR, Alan Knight, disse: “É fantástico vê-la com os filhotes e ver tanta diferença nos dois pais antes e depois das situações horríveis em que eles se encontravam e eram mantidos presos apenas para entreter os clientes. O fato de que a Dasha agora tem filhotes saudáveis mostra que a nossa campanha pode ser muito efetiva. Nós fomos capazes de dar a esses animais um futuro em que eles podem aproveitar a liberdade que lhes foi negada por uma década. Eles estão saudáveis e podem continuar vivendo suas vidas e Dasha tem todo a natureza e suporte que precisa para ajudar a criar seus dois novos filhotes.”

Graças à organização, Dasha, Misha e seus filhotes poderão viver em liberdade, uma vida que eles acreditavam que jamais poderiam ter. E eles continuam em campanha para conseguirem trazer a mesma alegria à vida de muitos outros animais explorados no mundo.

Você viu?

Ir para o topo