EnglishEspañolPortuguês

Treinadora passa batom em uma beluga em espetáculo na China

12 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Um vídeo de uma treinadora aplicando maquiagem em uma beluga causou indignação na China. Usuários da web criticaram o comportamento da tratadora. Eles temem que os produtos químicos na composição do produto possam causar danos à saúde do mamífero.

beluga sofrendo abuso para entretenimento
Foto: reprodução

O vídeo em questão foi postado em 9 de junho no Dou Yin (抖 音), um popular aplicativo de vídeo chinês, e viralizou nas redes sociais do país. Nele, a baleia beluga pode ser vista esperando pacientemente enquanto a treinadora desenhava um lábio em sua boca.

A imagem foi postada com uma mensagem se referindo à aparência da beluga, dizendo que o animal tinha ficado “incrivelmente bonito” após a crueldade. A treinadora foi acusado de usar a baleia para se popularizar nas mídias sociais.

Após a revolta dos usuário da plataforma, o vídeo foi excluído de sua postagem original.

“É realmente seguro passar batom em uma baleia? Ela [a treinadora] já pensou sobre isso antes de fazê-lo?” questiona um dos usuários do Dou Yin.

PETA Asia foi notificada do incidente através de um perfil na rede social Weibo, equivalente chinês ao Twitter. A organização disse que já havia flagrado a Sun Asia Ocean World em outros casos de maus-tratos animais. O aquário foi notificado pela Peta por manter as belugas e os golfinhos em tanques rasos, o que poderia representar um perigo para a saúde dos animais.

“Esses mamíferos marinhos têm necessidades sociais e espaciais, e foram encontrados ansiosos e sofrendo em um pequeno espaço”, disse o assessor de imprensa da Peta Asia, Keith Guo.

O Sun Asia Ocean World pediu desculpas ao público pelo incidente, e em um comunicado oficial. O aquário também expressou “profundo remorso” e autocrítica pela má conduta de seus funcionários, e alegou que a treinadora que aparece no vídeo deixou a empresa no mês passado. Ele também explicou que o vídeo foi filmado em 2017 e enviado para Dou Yin por outra pessoa, que não é o treinador em questão.

De acordo com o World Wildlife Fund, as baleias beluga são mamíferos extremamente sociáveis ​​que vivem, caçam e migram juntos em bandos, que variam de alguns indivíduos a centenas de baleias

Existem mais de 200.000 baleias beluga no mundo, afirmou a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Você viu?

Ir para o topo