EnglishEspañolPortuguês

São João vai ter fogos silenciosos em respeito aos animais em Cabedelo (PB)

14 de junho de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

A festa de São João e São Pedro realizada no município de Cabedelo, na Paraíba, de 23 a 29 de junho, contará com fogos de artifício silenciosos, segundo a Prefeitura. O objetivo é respeitar os animais e também os idosos e as crianças, que sofrem com o barulho provocado pelos explosivos de estampido.

(Foto: Carolina Holland/G1)

A opção pelos fogos silenciosos também se deve ao fato do local onde o evento será realizado estar próximo ao Hospital Municipal, o que gerou preocupação em relação aos pacientes.

“A queima silenciosa não tirará a beleza e o encanto da festa. Apenas democratizará esse momento, sem estressar ou causar danos a ninguém”, explicou o prefeito interino Vitor Hugo. As informações são do portal G1.

Os fogos de artifício silenciosos, ao contrário dos tradicionais, queimam de forma gradativa, reduzindo a intensidade do barulho mas preservando os efeitos visuais. A data para realização da queima de fogos, entretanto, ainda não foi divulgada.

Código de Direito e Bem-Estar Animal

Além da evolução em relação à mudança no uso dos fogos, que beneficiará os animais – que não irão sofrer com o barulho que, muitas vezes, faz com que acidentes aconteçam e até mesmo causa paradas cardíacas que podem ser fatais -, a Paraíba contará agora com o Código de Direito e Bem-Estar Animal.

O projeto foi sancionado com vetos pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e a lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A medida proíbe a caça, amadora ou profissional, e também a exploração de animais em espetáculos e circos. A legislação define multas para casos de maus-tratos contra animais, além de sanções cíveis e penais.

Você viu?

Ir para o topo