EnglishEspañolPortuguês

Maior exportadora de animais vivos da Austrália perde licença de exportação

26 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O Departamento de Agricultura e Recursos Hídricos da Austrália anunciou a suspensão da licença de exportação de animais vivos da Emanuel Exports, maior exportadora de animais vivos do país.

A empresa está no centro das discussões sobre licenças de exportação e proibição definitiva da exportação de animais vivos. O posicionamento de autoridades ocorreu após a divulgação de imagens de ovelhas sendo transportadas em situação precária.

A exportadora Emanuel Exports perdeu sua licença por violar as regulações que garantem o bem-estar animal durante as longas viagens
Photograph: Supplied by 60 Minutes/Channel Nine

A decisão de suspender a licença da empresa efetivamente elimina 50% da indústria de exportação de ovelhas vivas. Esse número ainda não inclui um outro processo que está aguardando a revisão, e que pode aumentar a porcentagem.

A medida segue a decisão de outra companhia do ramo, a Livestock Shipping Services, que suspendeu o comércio de exportação de ovelhas vivas por influência das novas regras propostas para a redução da densidade de animais em 28% de forma a garantir o bem-estar animal.

Emanuel Exports está sob uma investigação criminal e duas departamentais na empresa, após alegações de excesso de animais nos navios; falta de comida e água suficientes; ferimentos e doenças não tratados e veterinários credenciados deixando os navios antes do desembarque dos animais. 

Em comunicado, o Departamento de Agricultura e Recursos Hídricos disse que as leis que regulam a exportação de animais vivos incluem requisitos rigorosos para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.

“É de responsabilidade de cada exportador garantir que cumpre essas obrigações. O departamento leva essas responsabilidades muito a sério”, afirmou.

O diretor de política sênior da RSPCA Austrália, Jed Goodfellow, disse ao The Guardian Australia que a exportadora Al Shuwaikh buscará uma carga de ovelhas na cidade de Fremantle que era da Emanuel Exports, e que devido à revogação não poderá exportá-las.

Goodfellow disse que a suspensão era uma evidência de que, se as leis forem aplicadas, as exportações de animais vivo se tornarão impossíveis.

“Este é mais um passo em direção ao inevitável fim das cruéis exportações de ovelhas vivas para longas distâncias”, disse Goodfellow.

Em maio, o governo do primeiro ministro Malcolm Turnbull votou contra a proibição de exportações vivas e defendeu penas mais severas para empresas que violassem as condições da licença.

A parlamentar Sussan Ley, com o apoio dos colegas Sarah Henderson e Jason Wood, apresentou um projeto de lei para proibir a exportação de ovelhas no verão do norte no próximo ano e, em cinco anos, proibir totalmente o transporte de ovelhas e cordeiros para o Oriente Médio ou para qualquer rotas através do Golfo Pérsico ou Mar Vermelho.

Você viu?

Ir para o topo