EnglishEspañolPortuguês

Imagens mostram população de Nova Delhi imersa em lixo plástico

5 de junho de 2018
6 min. de leitura
A-
A+

Um mar de lixo assola a favela Taimur Nagar na capital da Índia, Nova Delhi, uma das cidades mais poluídas do mundo. De todos os ralos jorram lixo, que fica abandonado em meio aos barracos, configurando um estado de calamidade.

Garrafas de plástico, sacos, embalagens de comida e outros detritos saem a todo momento de um dreno que termina na favela, deixando a água malcheirosa e entupindo as estradas.

Local cheio de lixo
Taimur Nagar é uma das muitas favelas em Delhi e inúmeras outras cidades indianas que lutam para lidar com o lixo, particularmente a poluição plástica que é o tema principal do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Hoje a Índia sedia o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas a conscientização que promove está longe da realidade dos habitantes de Taimur Nagar. O evento ocorre em meio a esforços globais para reduzir a dependência do plástico descartável. No início deste ano, Theresa May prometeu eliminar os resíduos de plástico da Grã-Bretanha até 2042.

O país deve organizar limpezas de praia, uma exposição de tecnologia verde e instalações de arte – símbolos de sua crescente influência econômica. Um engenheiro, Rajagopalan Vasudevan, desenvolveu um processo em que os resíduos plásticos são triturados e usados ​​em novas estradas.

Porém o problema da Índia ainda é muito maior. Anualmente a nação produz cerca de 5,6 milhões de toneladas de resíduos plásticos, segundo dados do governo, com Delhi entre as piores cidades para consumo de plástico.

Taimur Nagar é um grande exemplo disso, e de quão grande é o desafio de enfrentar seu desperdício. Apesar da cidade ter proibido as sacolas plásticas em 2009, pouco tempo depois as expandiu para todas as embalagens plásticas e descartáveis ​​de uso único. A proibição de embalagens plásticas e sacos raramente é aplicada. Os sacos de plástico ainda são o alimento básico para o transporte de vegetais, frutas, carnes e delivery de restaurantes.

Criança no meio do lixo
‘Você pode ver quão ruins são as condições aqui. Está completamente entupido de plástico – disse Bhola Ram, uma moradora da periferia.

Os residentes de Taimur Nagar conhecem pouco dos perigos do plástico não biodegradável para o abastecimento de água, e devido a isso continuam a a frequentar as águas infectadas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Acostumados com a sujeira, alguns moradores dizem que estão resignados com seu destino. “É como viver no inferno. Você pode ver que há lixo plástico em todos os lugares. Somos pobres e não temos escolha senão viver e morrer aqui ”, disse Shreepal Singh, um comerciante de lixo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
Na estação chuvosa, a água suja dos esgotos entra nas casas com as famílias tendo que lidar com o lodo e o mau cheiro. Os moradores dizem que as crianças da comunidade freqüentemente faltam à escola porque estão com problemas no estômago ou malária.

Apesar de ter proibido o uso de sacolas plásticas em 2009, a cidade não teve melhoras pois falta fiscalização. A miséria também piora a situação.



“Minha neta continua ficando doente. Todas as crianças aqui frequentemente faltam à escola porque estão com diarréia ou malária”, disse Birambati Devi, dona de casa, enquanto muitos porcos se alimentavam em um malcheiroso depósito de lixo nas proximidades.

O Taimur Nagar está espremido entre os empreendimentos residenciais de qualidade superior. O subúrbio de Delhi permanece escondido das principais estradas, e de medidas efetivas para o combate ao plástico.

Suas condições insidiosas contam uma lamentável história sobre o crescimento econômico desequilibrado da Índia, bem como sobre décadas de negligência, apesar da promessa do primeiro-ministro Narendra Modi de limpar o país até o final do mandato, em 2019.

Porém as condições nem sempre foram tão ruins. “Quando cheguei aqui, há 40 anos, o ralo tinha água limpa. A área não estava tão suja. Mas como mais e mais pessoas começaram a viver aqui, as coisas pioraram ”, disse Saroj Sharma, mãe de três filhos.

A Índia, terceira maior economia da Ásia, teve 14 das 15 piores cidades do mundo em ar sujo, em recente pesquisa da Organização Mundial de Saúde. Delhi melhorou seu ranking para o sexto lugar da cidade mais poluída em 2014.

‘Eu não acho que a cidade jamais será limpa. As condições nunca vão melhorar ”, disse Sallu Chowdhary, que usava uma máscara preta quando se preparava para a faculdade. “Ninguém é sério sobre este problema, nem mesmo os locais que têm que sofrer todos os dias”.

A esperança é que sediando o Dia Mundial do Meio Ambiente, focado justamente no plástico, a Índia possa exercer ações mais efetivas em locais que a miséria faz vítimas.

Você viu?

Ir para o topo