EnglishEspañolPortuguês

Aumento no número de alpinistas causa excesso de lixo no Monte Everest

27 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Décadas de expedições comerciais ao ponto mais alto da Terra tornaram o Monte Everest em um grande depósito de lixo. Os alpinistas não têm dado importância aos resíduos que deixam para trás e e ao tamanho de sua pegada ecológica no local.

Graças ao despejo de lixo dos turistas o Monte Everest tornou-se um grande lixão
Foto: Doma Sherpa (AFP)

Os seres humanos têm causado inúmeros danos ao planeta, já que está há anos poluindo e destruindo ambientes. O plástico chegou a ser encontrado no ponto mais profundo dos oceanos e agora se estende até as alturas do Monte Everest.

Pemba Dorje Sherpa, que escalou o Everest 18 vezes, disse: “É nojento, uma monstruosidade. A montanha está imersa em toneladas de lixo.”

As primeiras pessoas a atingir o cume do Monte, em 1953, foram Sir Edmund Hillary e Sherpa Tenzing Norgay. Desde então, estima-se que mais de 4.000 pessoas tenham escalado a montanha que fica a 8.848 metros acima do nível do mar.

Este ano, somente na alta temporada – durante a primavera-, pelo menos 600 alpinistas alcançaram seu cume.

Guias locais afirmam que o números de turistas aumentou muito após o “barateamento” do preço do passeio, que de U$ 70.000 (R$ 265.000), caiu para cerca de U$ 20.000 (R$75.000) – valores ínfimos perto do total gasto nesse tipo de viagem.

Há cinco anos o Nepal, país onde encontra-se a montanha, pede uma fiança de 4.000 dólares (15.600 reais) por expedição. O valor é inteiramente reembolsado caso cada alpinista do grupo recolha pelo menos oito quilos de dejetos.

No lado tibetano da montanha, menos frequentado, as autoridades exigem a mesma quantidade e impõem multa de 100 dólares (390 reais) por quilo faltante.

Somente metade dos alpinistas recupera as quantidades de resíduos exigidas, segundo o Sagarmatha Pollution Control Committee (SPCC).

A poluição do Everest também poderá afetar os rios do vale situado mais abaixo.

Ang Tsering Sherpa, ex-presidente da Associação de Alpinismo do Nepal, acha que uma das soluções seria a criação de equipes dedicadas unicamente à coleta de dejetos.

A SPCC tem trabalhado para limpar o Monte Everest nos últimos 25 anos e já estabeleceram várias medidas visando lixo deixado para trás e desperdício humano.

Eles esperam enviar 100 toneladas de materiais para serem reciclados em 2018.

Você viu?

Ir para o topo