Animais também precisam de check-up; veja quais são os exames e vacinas necessários


Os animais de estimação são uma excelente companhia, mas além de atenção diária, eles requerem dos seus tutores um cuidado especial com a saúde. É preciso manter as vacinas em dia, dar remédios para vermes e medicar periodicamente contra pulgas e carrapatos. Além disso, o ideal é escovar os dentes do animal todos os dias.

Reprodução

Das vacinas, as obrigatórias são a polivalente — que imuniza os animais contra doenças infectocontagiosas como a cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose e a parainfluenza canina — e a da raiva. De acordo com a médica veterinária Camilla Alcalá, especialista em dermatologia, da clínica Otoderme, um protocolo completo de vacinas deve incluir também a vacina da gripe, a Pró-heart (que previne vermes do coração), contra a giárdia e a leishmaniose, sendo essas últimas vacinas para doenças zoonóticas ( ou seja, que passam do animal para o homem).

Segundo a médica veterinária, manter a imunização atualizada é uma maneira de proteger os animais das principais doenças infecciosas que acometem cães e gatos, que em sua maioria não tem cura e podem levar o animal a óbito. “Algumas vacinas são ainda para prevenir doenças que passam do animal para o homem. A vacinação, portanto, não tem somente importância na saúde dos animais e sim também na saúde pública”, explica Camilla.

Entre os problemas mais comuns entre os animais que não têm as vacinas em dia estão: doenças de pele, câncer, doenças infecciosas e desordens gastrointestinais. Uma forma de prevenir as duas últimas, além da imunização anual do animal, é oferecer uma dieta alimentar própria e balanceada, de boa qualidade para a espécie, além da vermifugação adequada. “Infelizmente não há uma maneira de prevenir as doenças alérgicas de pele, e sim recorrer ao profissional especializado em dermatologia veterinária para um tratamento adequado”, diz a médica veterinária.

Reprodução

Check-up
Realizar um check-up anual pode contribuir para descobrir doenças em fases iniciais, aumentando a chance de tratamento. É bom fazer esse acompanhamento (que inclui consulta ao veterinário e eventuais exames, como os de sangue e imagem, que pode ser pedido pelo profissional), já que os animais toleram mais a dor e desconforto — o que faz que muitas doenças como anemias, tumores, doenças renais, hepáticas, cardíacas entre outras podem passar despercebidas aos olhos dos tutores.

A castração do animal também é uma forma de cuidar de sua saúde, pois impede problemas reprodutivos como infecção de útero, de próstata, tumores de mama e de testículo, que diminuem a expectativa de vida.

Outro alerta da veterinária Camilla Alcalá é sobre manter os animais bem abrigados. “Um cuidado único que se deve ter independentemente da espécie é mantê-los longe das ruas. Ou seja, gatos devem viver em locais telados, e cães só devem passear na presença do seu tutor e de coleira. A guarda responsável é uma realidade que deve ser levada em conta”, lembra a médica veterinária Camilla Alcalá.

Fonte: Gazeta do Povo


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>