Dietas baseadas em vegetais são benéficas para diabéticos, diz estudo


Um novo estudo descobriu que dietas à base de plantas podem ser benéficas para pessoas diabéticas. A ingestão de alimentos de origem vegetal pode melhorar o controle glicêmico, o colesterol e levar à perda de peso em pessoas com diabetes tipo 2.

Dietas livres de carnes fornecem muitos benefícios aos seres humanos. Inclusive, para os diabéticos é uma ferramenta contra doenças cardíacas.
Dietas livres de carnes fornecem muitos benefícios aos seres humanos. Inclusive, para os diabéticos é uma ferramenta contra doenças cardíacas. (Foto: Pixabay)

Os pesquisadores sugerem que as dietas à base de plantas beneficiam tanto o controle glicêmico quanto a saúde cardiovascular. Isso ocorre porque elas têm baixos índices de gordura saturada e são ricas em fitoquímicos e fibras.

“A ligação entre diabetes e doenças cardiovasculares é forte. Entre 60 e 70% das pessoas que têm diabetes tipo 2 morrem de doenças cardíacas”, disse o co-autor do estudo, Hana Kahleova, diretor de pesquisa clínica do Physicians Committee for Responsible Medicine, em Washington, EUA.

“A boa notícia é que este estudo mostra que a mesma prescrição simples – alimentar-se de uma dieta à base de plantas – pode reduzir o risco de problemas cardíacos e melhorar o diabetes tipo 2 ao mesmo tempo”, acrescentou Kahleova. Segundo os pesquisadores, diabéticos são duas a quatro vezes mais propensos a morrer de doenças cardiovasculares do que aqueles que não têm a doença.

Para o estudo, publicado na revista Clinical Nutrition, os pesquisadores revisaram nove ensaios clínicos, com quase 700 participantes, que verificaram a eficácia das dietas veganas e vegetarianas para pacientes com diabetes.

Os resultados sugeriram que aqueles que ingeriram uma dieta à base de plantas diminuíram o colesterol, perderam peso, reduziram os níveis de HbA1c e melhoraram outros fatores de risco cardiometabólico quando comparados àqueles que ingeriram uma dieta não vegetariana.

A dieta não surtiu efeito significativo sobre a insulina em jejum, HDL-C, triglicerídeos ou pressão arterial.

A adoção de dietas vegetarianas e veganas é duplamente benéfica: tanto para os diabéticos, quanto para os animais que deixarão de sofrer em processos de fazendas industriais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA

JAPÃO

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO SONORA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>