Arara ameaçada de extinção é resgatada de cativeiro em Cananeia (SP)


Uma arara-azul, espécie que está na lista de animais ameaçados de extinção, foi resgatada de um cativeiro em Cananeia, no litoral de São Paulo. O dono do local vai responder por crime ambiental.

(Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental)

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Iguape descobriu o cativeiro durante um patrulhamento rural, na rua Antonio de Moraes, no bairro Nova Cananeia. Ao passar pelo local, os policiais ouviram o som de uma ave.

Eles foram recebidos na residência pelo dono do local. Os policiais encontraram uma arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), também chamada de arara-jacinto, araraúna, arara-preta, araruna ou, simplesmente, arara-azul. O animal estava sendo mantido em cativeiro.

A ave foi resgatada e levada a sede do 3º Pelotão Ambiental, em Iguape, e será destinada ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão.

Os policiais militares registraram a ocorrência de crime ambiental baseado no artigo 29 da lei 9605/98 e o dono do local irá responder na esfera penal. Um auto de infração ambiental também foi registrado por infringência ao artigo 25 da resolução da Secretaria de Meio Ambiente 048/2014. O dono da residência foi autuado e terá que pagar uma multa de pouco mais de R$ 5 mil.

Espécie em extinção

De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF Brasil), ONG internacional ligada a questões ambientais, as araras azuis encantam a todos com sua cor vibrante e som alegre e barulhento.

A arara azul está na lista de espécies ameaçadas de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação de seu habitat por conta do desmatamento.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO

PRESSÃO PÚBLICA

RESILIÊNCIA

RECOMEÇO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>