EnglishEspañolPortuguês

Gaivota morre após ficar com o pescoço enroscado em sacola plástica

20 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Uma gaivota morreu após seu pescoço ficar preso nas alças de uma sacola plástica de uso único e enroscar em uma cerca, de forma a enforcar a ave marinha. O caso ocorreu na pequena cidade de Bridgwater, na Inglaterra.

O animal morreu enforcado após a sacola plástica que ficou presa em seu pescoço, enroscar em uma cerca. Foto: Reprodução
O animal morreu enforcado após a sacola plástica que ficou presa em seu pescoço, enroscar em uma cerca. Foto: Reprodução

Uma imagem da cena foi compartilhada no Facebook por Andy Keirle, um morador da região.

Keirle encontrou o pássaro morto quando estacionou para abastecer seu carro. Ele disse que postou a foto para compartilhar a “gravidade do problema com materiais plásticos”.

Ainda não se sabe como o animal chegou lá ou quanto tempo se passou até que fosse encontrado.

Na postagem original, Keirle escreveu: “eu sozinho, faço poucas mudanças, mas muitos de nós podemos fazer uma enorme diferença”. Sua página no Facebook foi inundada por cidadãos preocupados e horrorizados com a tragédia.

Jane Ashford, também moradora da cidade comentou: “Isso é horrível. Esta é uma imagem perfeita para demonstrar o impacto dos resíduos de plástico.”

A cada duas horas, a RSPCA atende a um chamado sobre um animal que foi prejudicado por lixo. Em 2017 foram 5.081 ocorrências sobre animais afetados por lixo.

Llewelyn Lowen, diretor de informação científica da vida selvagem da RSPCA, disse que “é chocante a quantidade de incidentes relacionados a lixo que vemos, especialmente porque esses tipos de ferimentos e mortes de animais são totalmente evitáveis”.

“É bom que haja uma divulgação global sobre como usamos e descartamos o plástico e outros resíduos para que as pessoas entendam como o lixo está afetando os animais e o meio ambiente”, Lowen pontuou.

As consequências causadas pela poluição plástica são uma batalha constante para os conservacionistas em todo o mundo, com relatos de animais morrendo por ingerir muito plástico se tornando cada vez mais frequente.

O resíduos plásticos foram encontrados nos locais mais remotos da Terra, desde a Fossa das Marianas, a quase 11.000 metros abaixo do nível do mar, até no gelo da Antártida.

O plástico é um material não-biodegradável e pode durar dezenas e até centenas de anos na natureza após seu descarte. É por isso que seu uso deve ser diminuído.

Você viu?

Ir para o topo