EnglishEspañolPortuguês

Baleias-francas começam a chegar ao litoral de SC para temporada 2018

20 de junho de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

As baleias-francas já começam a chegar ao litoral catarinense para ganhar e amamentar os filhotes. Os primeiros indivíduos foram vistos nas praias do Sul catarinense.

(Foto: Marcelo Farias Jr/ Instituto Australis)

A primeira avistagem desta temporada de uma baleia-franca adulta com registro em vídeo e foto ocorreu na praia do Rosa, em Imbituba.

O Instituto Australis também recebeu uma informação sobre a presença de baleia na praia da Gamboa, em Garopaba e em Laguna, próximo à Ilha das Araras, porém não foi possível confirmar a espécie.

A temporada reprodutiva inicia com a chegada das primeiras baleias, mas a maioria dos animais começa a permanecer nas enseadas a partir da segunda quinzena de julho.

(Foto: Marcelo Farias Jr/ Instituto Australis)

A área é de concentração reprodutiva da espécie no Brasil. No local, é realizado o monitoramento da espécie desde 1982 pelo Instituto Australis (IA).

Segundo as análises dos pesquisadores, nos últimos três anos foi registrada queda no número de visitações, com pelo menos 50 animais no auge da temporada, que ocorre em setembro. Entre 2002 e 2013, a média era de 109. Um dos motivos da redução está associado às mudanças climáticas, indicam estudos.

A partir de julho, o IA começa o monitoramento por terra das baleias.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo