EnglishEspañolPortuguês

Taj Mahal desenvolve ações para combater à poluição plástica

11 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O ponto turístico mais importante da Índia, o Taj Mahal, juntamente com outros 100 monumentos indianos, está pronto para combater o descarte de lixo em seus arredores.  

A ação é resultado de um comprometimento pioneiro da liderança indiana para proteger os marcos históricos do país da poluição do plástico.

O Ministro de Estado da Índia para o Meio Ambiente, Floresta e Mudança Climática, Sr. Mahesh Sharma, liderou os participantes em uma declaração de compromisso a longo prazo para combater a poluição por plásticos na cidade de Agra e outras arredores.

“Com a nossa promessa hoje, a Índia está enviando hoje uma mensagem ao mundo de que podemos vencer a poluição do plástico. Estamos empenhados em tornar as periferias de 100 monumentos históricos na Índia livres de lixo ”, disse o Sr. Sharma.

Alguns dos compromissos incluem: criar um limite de até 500 metros ao redor do Taj Mahal para evitar o lixo; segregar resíduos de plástico gerados perto do monumento para reciclagem; encorajar o turismo consciente com o tema ‘Beat Plastic Pollution‘ e lançar campanhas de conscientização dos consumidores sobre o impactos negativos de plásticos de uso único, mudando assim os padrões de consumo na cidade.

“O Taj Mahal é um símbolo mundialmente reconhecido da beleza da Índia, então é ainda mais importante que Agra envie uma mensagem de sustentabilidade para o mundo!” disse Erik Solheim, chefe do ambiente da ONU.

Além de Agra, a ação de combate à poluição plástica também se estenderá para periferias de 100 monumentos históricos na Índia livres.

A atriz Dia Mirza também elogiou a declaração: “Estou extremamente orgulhosa e honrada por estar aqui, não apenas como Embaixadora da Boa Vontade da ONU, mas como cidadã deste país. O Taj Mahal é um símbolo de amor e com esta declaração, queremos enviar uma mensagem ao mundo sobre o amor que precisamos devolver à nossa terra, unindo-nos ao movimento para vencer a poluição plástica e reduzir nosso consumo de plástico descartável.”

Taj Mahal, monumento mais famoso da Índia
O Taj Mahal recebeu cerca de 6,5 milhões de visitantes em 2016. No início do ano autoridades indianas restringiram o número de turistas por dia.

O Taj Mahal é um mausoléu secular na margem do rio Yamuna de Agra. Sua fachada de mármore branco é o marco mais reconhecido da Índia, e as pessoas viajam de todo o mundo para testemunhar sua beleza. Comprometendo-se a proteger o patrimônio histórico da poluição por plásticos, a liderança da Índia se comprometeu a tomar medidas drásticas para a mudança.

Você viu?

Ir para o topo