EnglishEspañolPortuguês

Zoo sueco admite ter matado nove filhotes saudáveis de leão

6 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Um zoológico da Suécia assumiu ter matado nove filhotes de leão saudáveis ​​porque não podia mais mantê-los. Bo Kjellson, executivo-chefe do Boras Djurpark, disse que “animais saudáveis ​​às vezes precisam ser assassinados por seu comportamento ou não poderem ser remanejados para outros cativeiros”.

quatro filhotes de leão no zoo sueco
Apenas dois dos 13 filhotes nascidos de três ninhadas separadas, sobreviveram nos últimos cinco anos. Dois leões morreram de causas naturais e os restantes foram assassinados. Foto: Boras Djupark

“Acho que eles foram mortos depois de dois anos”, disse Kjellson à emissora sueca SVT.

“Naquela época, tentamos vendê-los ou mudá-los para outros zoológicos, mas infelizmente nenhum podia recebê-los. Então quando as agressões se tornaram muito grandes, tivemos que remover alguns animais, e eles foram escolhidos”, disse com naturalidade sobre a carnificina promovida pelo local. 

Ele ainda afirmou que as práticas cruéis nunca foram segredo, e que não tinha a intenção de escondê-las. Também disse que matar filhotes em zoos seria “um caminho natural para grupos de leões”.

Kjellson disse que o zoológico ainda não tem certeza do que acontecerá com os leões que restaram . “Isso vamos ver no futuro. Atualmente tudo funciona bem, mas alguns deles podem se tornar animais excedentes, e então vamos tentar colocá-los em outro lugar. Pode ser que tenhamos que matá-los.”

Helena Pederson, pesquisadora em estudos com animais na Universidade de Gotemburgo, disse que o constante assassinato de animais em zoológicos levantou a questão se tais instituições deveriam continuar funcionando, ou sequer serem abertas.

“É claro que há um contraste com a percepção do público sobre o que é um zoológico”, disse ela. “Mas matar animais indiscriminadamente como parte da rotina da organização talvez cause um grande incômodo no público”.

Nota da redação: além dos massacres de espécies por falta de estrutura, zoos em todo o mundo frequentemente submetem os animais a diversos abusos e maus tratos. Esse tipo de estabelecimento lucra com a crueldade e exploração animal. Não financie essa crueldade.

Você viu?

Ir para o topo