EnglishEspañolPortuguês

Filhotinha com "síndrome do cão nadador" consegue andar depois de tratamento

6 de junho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

A cadelinha Starfish foi encontrada por um estranho em uma caixa na praia, abandonada, com apenas 10 semanas de vida. Ela então foi levada ao Friends of the Alameda Animal Shelter (FAAS) na cidade de Alameda, na Califórnia (EUA).

Assim que ela chegou no abrigo, eles perceberam que Starfish tinha um problema: ela não conseguia ficar de pé. Suas patinhas não conseguiam apoiar o seu peso, e ficavam caindo para fora.

Os protetores do abrigo resolveram levá-la a um veterinário, para saber qual era, de fato, o problema dela e, infelizmente, a notícia foi a pior possível. De acordo com o profissional, ela tinha sofrido uma fratura séria na coluna e os órgãos estavam achatados.

Para ele, a única opção seria a morte induzida, já que ela provavelmente estava sentindo muita dor e não teria condições de se recuperar.

A equipe do abrigo não conseguiu acreditar que uma cachorrinha tão doce não poderia mais viver. Resolveram, então, pedir uma segunda opinião. O que Starfish tinha, na verdade, era uma condição rara, porém tratável: hipoplasia miofibrilar.

Reprodução | Metro.uk

Conhecida popularmente como a síndrome do cão nadador, ela é uma alteração anormal no desenvolvimento de filhotes de cães. Uma alteração genética muito complicada, em que as patas dos animais são “jogadas” para fora, e eles não conseguem se locomover.

Assim que tiveram o diagnóstico, eles foram em busca de tratamento para a filhotinha. Primeiro, uma cirurgia de hérnia, e logo em seguida terapia intensa – para realinhar as patinhas e fortalecer os músculos.

Foram usados uma série de equipamentos, desde faixas que envolviam e suspendiam o seu corpo para que forçasse o animal a usar as patas, até caminhadas em esteira de água.

Reprodução | Metro.uk

Felizmente, todo o esforço valeu: Starfish estava andando, correndo e até mesmo subindo escadas. . E logo depois que saiu da clínica de recuperação, ela ganhou um lar permanente.

Apesar de ter conseguido superar essa condição, com muito apoio e carinho, a cadelinha ainda tem alguns outros desafios a vencer. Pastores-alemães geralmente tem problemas na bacia e, por ter nascido com a síndrome de cão nadador, ela acabou desenvolvendo ainda mais essa propensão.

Starfish ainda precisa passar por algumas cirurgias, mas com certeza irá superar esse problema também, com ainda mais amor e suporte de seus novos guardiões.

Reprodução | Metro.uk

Casos como esse são importantes para ressaltar o quanto a adoção de animais é uma responsabilidade grande. Muitas vezes, os animais – mesmo tendo se curado de doenças e traumas – desenvolvem outros problemas, e é importante que eles tenham apoio para superar as adversidades. Sem contar que os procedimentos custam dinheiro.

Se for adotar um animal, que tome a decisão de forma consciente.

Você viu?

Ir para o topo