EnglishEspañolPortuguês

Costa Rica deve se tornar o primeiro país livre de combustíveis fósseis do mundo

22 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

A Costa Rica pretende ser pioneira na abolição do uso de combustíveis fósseis. Já reconhecida há muito tempo como uma das nações mais ecológicos do mundo, é rica em diversidade e já é capaz de gerar 99% de sua eletricidade através de energias renováveis.

O país mais rica da América Central agora mira para uma nova meta: tornar-se a primeira nação livre de combustível fóssil do mundo. O novo presidente costa-riquenho, Carlos Alvarado, falou sobre o plano durante sua cerimônia de posse, afirmando: “A descarbonização é a grande tarefa de nossa geração e a Costa Rica deve ser um dos primeiros países do mundo a realizá-la, se não a primeira.

A Costa Rica prometeu ser o primeiro país do mundo a se alimentar apenas de energias 100% renováveis até o ano de 2021 (Foto: Jürgen de Sandesneben)
A Costa Rica prometeu ser o primeiro país do mundo a se alimentar apenas de energias 100% renováveis até o ano de 2021 (Foto: Jürgen de Sandesneben)

“Nós temos a grandiosa e bela tarefa de abolir o uso de combustíveis fósseis em nossa economia para abrir caminho para o uso de energias limpas e renováveis”, ressaltou o presidente. As progressões da Costa Rica no âmbito ecológico são surpreendentes, o que torna tal tarefa ambiciosa, mas passível de ser realizada.  A ideia é que a promessa se concretize até o ano de 2021.

Além de abordar o sistema de transporte público, o plano inclui outras mudanças como também a promoção de pesquisas sobre novas fontes de combustível sustentáveis ​​e a proibição da exploração de combustíveis fósseis no país.

O avanço mostra enorme responsabilidade ecológica, um exemplo incrível a ser seguido por outras nações. Os combustíveis fósseis são uma das maiores fontes de emissões de gases de efeito estufa que alimentam as mudanças climáticas e, sem dúvida, prejudicam o meio ambiente, pessoas e a vida de milhares de animais. É grandioso um país como a Costa Rica já posicionar-se perante ao mundo e agir antes que seja tarde demais.

Você viu?

Ir para o topo