EnglishEspañolPortuguês

Austrália planeja produzir embalagens recicláveis até 2025

2 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O primeiro ministro da Austrália, Malcolm Bligh Turnbull, aprovou a medida para transformar todas as embalagens do país em reutilizáveis, compostáveis ​​ou recicláveis até 2025.

A meta de produzir recipientes que não prejudiquem o planeta e os animais foi a única mudança decretada na reunião de ministros federais e estaduais do meio ambiente realizada na cidade australiana de Melbourne, na última semana.

O ministro federal do Meio Ambiente, Josh Frydenberg, disse que a reciclagem e o lixo são questões urgentes e que a reunião adotou um plano abrangente que reduziria a quantidade de alimentos e embalagens que acabariam sendo desperdiçados. “Este é um importante passo em frente e terá um impacto positivo real em nosso meio ambiente”, declarou

O material de reciclagem, coletado em grande parte em estações de lixo, foi estocado em vários estados desde janeiro. Existem cerca de 200 estoques de lixo reciclável somente no Estado de Victoria.

O objetivo da medida é reduzir a produção de embalagens plásticas que são lançadas no meio ambiente e levam até 200 anos para se decompor.
O objetivo da medida é reduzir a produção de embalagens plásticas que são lançadas no meio ambiente e levam até 200 anos para se decompor. (Foto: Catraca Livre)

Anteriormente, cerca de 35% dos plásticos recicláveis e 30% de papel produzidos na Austrália foram enviados para a China. A ministra meio ambiente, Lily D’Ambrosio, disse que a reunião avançou para solução do problema nacional, mas ficou decepcionada porque o governo federal não ofereceu apoio financeiro imediato.

Segundo o presidente da Associação Australiana do Governo Local, David O’Loughlin, a reunião tomou medidas sólidas para estabelecer uma indústria sustentável. Mas ele acredita que será difícil para o governo lidar com a mudança em curto prazo. Ele pediu aos estados que gastem recursos arrecadados através de taxas de aterros para ajudar a resolver o problema.

O hefe do Conselho Australiano de Reciclagem (ACOR), Peter Shmigel, informou que a reunião foi um avanço, mas concordou que a meta para 2025 não é ambiciosa o suficiente. “Eles reconheceram esses temas, mas precisam se mover mais rapidamente, isso também está acontecendo na Europa”, afirmou.

O porta-voz Partido Verde australiano, Peter Whish-Wilson, que divulgou um plano nacional de reciclagem de 500 milhões de dólares, notificou que a reunião não daria à indústria de embalagens a certeza de que precisava investir na modernização da infraestrutura.

Wilson também observo que a meta para 2025 não é nada além do que as empresas de embalagens internacionais já estão propondo. Os ministros concordaram em realizar uma teleconferência sobre o assunto em junho, antes de se reunirem novamente no final do ano.

Você viu?

Ir para o topo