SAÚDE

Alimentação saudável auxilia no tratamento de alergias em animais

Dieta rica em nutrientes e controle nutricional propiciam melhora na aparência do pelo e da pele dos animais.

557

08/05/2018 às 10:00
Por Redação

Uma dieta rica em nutrientes e um controle nutricional adequado auxiliam no alívio os sintomas e o desconforto causados por problemas de pele nos animais e colaboram com a saúde e aparência da pele e do pelo. É o que explica a médica veterinária da fabricante de alimentos para animais Hill’s Pet Nutrition, Sandra Nogueira.

(Foto: Divulgação / Imagem Ilustrativa)

De acordo com dados da empresa, as alergias estão entre as doenças mais comuns nos animais e representam 40% das consultas em clínicas veterinárias.

O problema de saúde, que pode se manifestar na pele ou até em complicações gastrintestinais, por ser causado por questões do ambiente ou alimentares.

Poeira, grama, pólen, ácaros, fungos e até picadas de pulgas estão entre as causas de alergias relacionadas com o ambiente, além das dermatites atópicas. Segundo a veterinária, muitas vezes as alergias são sazonais, mas podem evoluir para problemas crônicos que demandam tratamentos que podem durar anos. As informações são do portal O Dia.

Alguns dos sintomas das alergias são: coceira, vermelhidão, lambedura excessiva no local da alergia, inflamação, secreção nos olhos e ouvidos inflamados. Feridas, queda de pelos e mau cheiro também estão presentes em alguns casos.

O tratamento se baseia em remédios via oral e tópicos mas, segundo a médica veterinária, uma alimentação saudável auxilia no combate às alergias mesmo quando a causa não for alimentar.