EnglishEspañolPortuguês

Animais selvagens são banidos de circos na Escócia

31 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Depois de anos e muitas campanhas, enfim a Escócia se tornará o primeiro país do Reino Unido a proibir a exploração de animais em apresentações de circo. A lei entrará em vigor no país a partir desta semana.

A decisão foi aprovada de forma unânime no parlamento há cerca de cinco meses, e tomou como base algumas pesquisas previamente feitas com a população.

Reprodução | Eurogroup for Animals

Em 2014, de 2.043 respostas, 98% se colocavam a favor da proibição dos animais selvagens em circos itinerantes, e outros 96.4% acreditavam que qualquer tipo de exploração de animais deveria ser banida também.

Dois anos depois, uma votação aplicada pelo grupo em defesa dos animais More for Scotland’s Animals, descobriu que 75% das pessoas era contra a exploração de animais em circos, e que esse percentual aumentava entre pessoas de 18 a 24 anos de idade.

O presidente da More for Scotland’s Animals, Jan Creamer, disse em declaração pública que “depois de ter feito campanha por tantos anos para acabar com o sofrimento dos animais em circos, estamos muito satisfeitos em saber que a Escócia entrou em ação. Agora nós esperamos que a Inglaterra, país de Gales e Irlanda do Norte sigam o mesmo caminho e ofereçam ao Reino Unido uma legislação que o público tem desejado, e que os animais tanto precisam.”

De fato, a proibição da exploração de animais em circos na Inglaterra tem sido prometida para entrar em vigor em 2020, e o país de Gales pretende emitir uma declaração em relação à sua legislação durante o verão.

A exploração de animais em circos deveria ser banida de vez em qualquer lugar. Manter os animais enclausurados e ainda treiná-los e obrigá-los a agir contra a sua natureza é cruel e criminoso. Que a decisão da Escócia sirva de exemplo e também de estímulo para que todos os países do Reino Unido, e do mundo, ajam da mesma forma.

Você viu?

Ir para o topo