EnglishEspañolPortuguês

Vancouver confirma proibição de canudos plásticos

30 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Os canadenses utilizam cerca de 57 milhões de canudos plásticos descartáveis em um único dia. Seus componentes não biodegradáveis e sua curta vida útil, cerca de 10 minutos, aumentam seu descarte.

Isso significa que, quando são jogados fora, tendem a ficar no ambiente, se desintegrando em pedaços menores, que acabam sendo comidos por animais. Sua proibição pode salvar milhares de vidas, especialmente marinhas

Um lixão formou-se em frente a um praia
Resíduos não biodegradáveis vão para o mar e afetam a vida de milhares de animais (Foto: Divulgação/Érico Hiller)

A medida faz parte do plano de redução de resíduos da cidade, Zero Waste, que tem como principal meta a redução em 50% dos níveis de resíduos sólidos destinados a aterros ou incineradoras em 2008.

Essa estratégia a longo prazo tem a intenção de, até 2040, tornar Vancouver uma cidade livre de desperdícios.

Futuramente a proibição se estenderá para além de canudos plásticos, incluindo recipientes descartáveis ​​de isopor e copos descartáveis.

Quando a decisão foi formalizada, na última quarta-feira (16), os vereadores também aprovaram um estatuto que regulará a providência. Nele também está incluso o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis ​​e sacolas de compras em Vancouver.

As empresas terão que eliminar totalmente os canudos de plástico descartáveis, cobrar os clientes por eles ou chegar a uma solução alternativa que deverá ser pré-aprovada pelo conselho da cidade.

A medida entrará em vigor até maio de 2019, e aqueles que não cumprirem-na estarão sujeitos a uma multa de US$ 250,00.

O crescente movimento de redução de resíduos na metrópole costeira inclui novas políticas em muitos dos mercados de agricultores locais. A exemplo da exigência que todos os materiais de uso único sejam compostáveis, ​​e os incentivos aos clientes utilizarem suas próprias sacolas.

Apesar das diversas ações, os residentes e empresas de Vancouver continuam produzindo uma grande quantidade de resíduos desnecessários. De acordo com a cidade, cerca de 2,6 milhões de copos descartáveis ​​são descartados semanalmente.

As melhores alternativas à proibição dos canudos plásticos são: a adoção de canudos feitos de aço inoxidável, que graças ao seu material, podem ser lavados e reutilizados quantas vezes forem necessárias, assim como talheres, ou o definitivo abandono dele.

Você viu?

Ir para o topo