EnglishEspañolPortuguês

Cresce número de rinocerontes órfãos na África do Sul

30 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Diretamente afetados pela morte das mães, os pequenos rinocerontes órfãos ficam suscetíveis a predadores naturais e outras ameaças. Essa demanda de filhotes desprotegidos deu origem a um orfanato para a espécia na África do Sul.

A iniciativa é da conservacionista Karen Odendaal. A área abriga diversos rinocerontes – e um hipopótamo – que perderam suas progenitoras devido à caça no país.

A instalação de Odendaal promove principalmente o cuidado e nutrição dos animais acolhidos. O alimento é cuidadosamente preparado para ser o mais semelhante possível ao natural.

O leite que nutre o rinoceronte de 7 meses no vídeo acima, e os outros órfãos do local, é uma mistura de glicose, leite em pó, probiótico e água – aquecida a cerca de 100 graus Fahrenheit para imitar a temperatura do leite de sua mãe.

A proprietária afirma que os caçadores são atualmente a maior ameaça. Ela direciona 75% de suas despesas exclusivamente para a segurança e proteção dos animais. Graças a isso, o orfanato de Odendaal tem sido essencial na luta contra a crise de caça na África do Sul.

Enquanto isso, uma medida controversa foi adotada para diminuir o assassinato de rinocerontes. A criação destes animais em fazendas para realizar a venda legal de seus chifres na África do Sul, com o objetivo de enfraquecer a atividade dos caçadores.

O chifre de rinoceronte é composto de queratina, assim como nossas unhas, e é considerado um poderoso ingrediente na medicina popular asiática.

Rinoceronte com o chifre arrancado.
O mito que o chifre de rinoceronte aumenta a virilidade é a maior causa da manutenção do tráfico, principalmente para compradores ricos no Vietnã e na China, ocasionando a morte do animal.

Com compradores ricos em países da Ásia, cerca de três rinocerontes sul-africanos são caçados diariamente para atender à demanda do mercado.

Os guardas florestais da África do Sul estão na linha de frente da luta para para proteger os orfanatos. Fazendo patrulhas noturnas armados, colocam suas vidas em risco para tentar frear a caça. Já houve tiroteios entre gangues de caçadores e guardas florestais, deixando mortes dos dois lados.

A ausência de posicionamento do governo sul-africano sobre o assunto dá margem para a manutenção da caça. E enquanto isso, vidas humanas e animais continuam a ser desnecessariamente perdidas.

 

Você viu?

Ir para o topo