EnglishEspañolPortuguês

Nova York pode proibir canudos plásticos descartáveis

28 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

A cidade de Nova York pode se tornar a próxima grande cidade a banir canudos de plástico devido a preocupações com resíduos de plástico.

Um projeto de lei proposto para ser apresentado na Câmara Municipal entre os próximos dias exige que restaurantes locais parem de usar canudos de plástico ou agitadores de café. Em troca, a proposta encorajaria os estabelecimentos a usar papel biodegradável ou canudos de metal.

Canudos são plásticos de uso único que contribuem extensamente para a poluição plástica no oceano (Foto: Divulgação)
Canudos são plásticos de uso único que contribuem extensamente para a poluição plástica no oceano (Foto: Divulgação)

O vereador novaiorquino Rafael Espinal, um dos patrocinadores do projeto de lei, disse ao New York Daily News que eliminar canudos não causou “impacto” nas empresas. “Os canudos permanecem em nosso ambiente sem se decompor por centenas de anos”, disse ele. “Estamos vendo cidades em todo o país e o mundo eliminando canudos de plástico, e isso não tem impacto no consumidor ou nos pequenos negócios”, explicou o vereador, já rebatendo críticas que a proibição poderia causar desvantagens ao serviço de restaurantes.

Outras cidades nos Estados Unidos, incluindo Miami e Seattle, promulgaram recentemente proibições de canudos de plástico devido a preocupações com a poluição dos oceanos. A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou no início deste ano que a Grã-Bretanha proibiria canudos de plástico, tornando-se o primeiro país a tomar tal atitude.

Além disso, algumas empresas, incluindo companhias aéreas e restaurantes, optaram por parar de usar os canudos por conta própria.

O projeto de lei da Câmara de Nova York propõe uma multa entre 100 e 400 dólares para quem violar a proibição. O Conselho também está considerando a proibição da venda de garrafas plásticas descartáveis ​​em áreas públicas como parques e praias, de acordo com o New York Daily News.

Você viu?

Ir para o topo