Oded Shoseyov, professor de biologia molecular de plantas na Universidade Hebraica de Jerusalém, criou recentemente o Chef-It – uma máquina que imprime e cozinha hambúrgueres vegetarianos sob demanda.
A máquina é carregada com ingredientes à base de vegetais, como celulose, proteínas, gorduras e temperos, e produz um hambúrguer vegano que é cozido com luz infravermelha.
O professor e sua equipe começaram a desenvolver o protótipo – que atualmente pode imprimir e cozinhar um hambúrguer vegetariano em 10 minutos – em 2013, depois de receber um investimento de $282.000 dólares do fundo de inovação e tecnologia de alimentos do governo israelense.
Shoseyov está atualmente arrecadando $2 milhões em financiamento para ajudá-lo a conseguir que o Chef-It – que a equipe está preparando para reduzir o tempo de produção para três minutos – seja introduzido em restaurantes de fast food para substituir hambúrgueres de carne.
Na semana passada, a empresa Aleph Farms, sediada em Israel, anunciou que desenvolveu uma plataforma 3D para carne limpa – também conhecida como “carne cultivada”, obtida a partir de uma pequena amostra de células animais em um ambiente de laboratório – possibilitando a impressão de alternativas livres de crueldade animal.