Depois de lançar um desafio de passar 5 dias cozinhando e comendo apenas alimentos de origem vegetal, o chef de cozinha inglês Jamie Oliver inaugurou um cardápio 100% vegetariano/vegano em sua rede de restaurantes italianos, “Jamie’s Italian”.
Todos os pratos disponíveis no menu não contém carne e, apesar de alguns levarem ingredientes de origem animal, como leite e ovos, eles podem ser substituídos por de origem vegetal. Mais precisamente: dos 30 pratos oferecidos, 17 podem ser feitos na versão vegana.
3 DAYS to go until the #5DayVeggie challenge begins!
There’s still time to sign up. Pay £2 to join Jamie on this veggie-filled week. There will be plenty of surprises along the way include brand new #veggie recipes & special tips from Jamie. https://t.co/HvM8x9oja6 pic.twitter.com/KTxdgZAnWP
— Jamie Oliver (@jamieoliver) 11 de maio de 2018
A iniciativa foi desencadeada por um desafio proposto e divulgado pelo próprio Jamie Oliver no início desta semana. Batizado de “5-Day Veggie Challenge” (desafio dos cinco dias vegetariano), a ideia é passar uma semana sem consumir produtos de origem animal e oferecer às pessoas a oportunidade de aprender dicas para cozinhar sem carne.
Ele explica um pouco da iniciativa: “Com esse desafio, quero inspirar a todos – vegetarianos ou não – a abraçar o maravilhoso mundo dos vegetais todos os dias. Aprender a preparar vegetais e frutas, e torná-los o centro das atenções, é uma maneira muito empolgante de cozinhar.”
“Além disso, comer mais vegetais sempre será algo positivo. É bom para o seu bolso, bom para o planeta, e pode ser ótimo para a sua saúde,” acrescenta.
Contradições
Jamie Oliver é um cozinheiro famoso por preparar comidas saudáveis. Entretanto, não é vegano, nem mesmo vegetariano. Inclusive, foi garoto-propaganda de uma antiga campanha publicitária da Sadia que prometia alimentos “saudáveis”, “gourmet” e de “maior nível de bem-estar animal” – e gerou a maior polêmica na época.
Ultimamente, ele tem aparecido na mídia ao encabeçar iniciativas que incentivam as pessoas a ingerirem mais alimentos de origem vegetal, como a Veg Power. Mas a dúvida que fica é de quais são as reais motivações de Jamie.
Recentemente, pesquisas indicaram que o veganismo cresceu cerca de 700% no Reino Unido e outras personalidades gastronômicas, como o chef Gordon Ramsay, jurado do MasterChef, estão dando chance a esse estilo de vida.
Considerando que o veganismo é, muito mais que uma dieta, uma escolha ética e política… Seria essa uma jogada de marketing, apostando nesse nicho de mercado em ascensão, ou Jamie caminha para uma mudança efetiva?