Chef Jamie Oliver lança cardápio com opções veganas em sua rede de restaurantes


Depois de lançar um desafio de passar 5 dias cozinhando e comendo apenas alimentos de origem vegetal, o chef de cozinha inglês Jamie Oliver inaugurou um cardápio 100% vegetariano/vegano em sua rede de restaurantes italianos, “Jamie’s Italian”.

Todos os pratos disponíveis no menu não contém carne e, apesar de alguns levarem ingredientes de origem animal, como leite e ovos, eles podem ser substituídos por de origem vegetal. Mais precisamente: dos 30 pratos oferecidos, 17 podem ser feitos na versão vegana.

A iniciativa foi desencadeada por um desafio proposto e divulgado pelo próprio Jamie Oliver no início desta semana. Batizado de “5-Day Veggie Challenge” (desafio dos cinco dias vegetariano), a ideia é passar uma semana sem consumir produtos de origem animal e oferecer às pessoas a oportunidade de aprender dicas para cozinhar sem carne.

Ele explica um pouco da iniciativa: “Com esse desafio, quero inspirar a todos – vegetarianos ou não – a abraçar o maravilhoso mundo dos vegetais todos os dias. Aprender a preparar vegetais e frutas, e torná-los o centro das atenções, é uma maneira muito empolgante de cozinhar.”

“Além disso, comer mais vegetais sempre será algo positivo. É bom para o seu bolso, bom para o planeta, e pode ser ótimo para a sua saúde,” acrescenta.

Contradições

Jamie Oliver é um cozinheiro famoso por preparar comidas saudáveis. Entretanto, não é vegano, nem mesmo vegetariano. Inclusive, foi garoto-propaganda de uma antiga campanha publicitária da Sadia que prometia alimentos “saudáveis”, “gourmet” e de “maior nível de bem-estar animal” – e gerou a maior polêmica na época.

Reprodução | Plant Based News

Ultimamente, ele tem aparecido na mídia ao encabeçar iniciativas que incentivam as pessoas a ingerirem mais alimentos de origem vegetal, como a Veg Power. Mas a dúvida que fica é de quais são as reais motivações de Jamie.

Recentemente, pesquisas indicaram que o veganismo cresceu cerca de 700% no Reino Unido e outras personalidades gastronômicas, como o chef Gordon Ramsay, jurado do MasterChef, estão dando chance a esse estilo de vida.

Considerando que o veganismo é, muito mais que uma dieta, uma escolha ética e política… Seria essa uma jogada de marketing, apostando nesse nicho de mercado em ascensão, ou Jamie caminha para uma mudança efetiva?


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

ARTIGO

DESACATO

GENTILEZA

DOR E SOFRIMENTO

EDUCAÇÃO

BENEFÍCIOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>