A marca de moda Hugo Boss lançou recentemente uma nova linha de tênis veganos feitos com couro à base de abacaxi. Os calçados de edição limitada fazem parte da coleção BOSS Menswear e estão disponíveis em quatro cores: azul, preto, marrom e amarelo.
Os sapatos são feitos com Piñatex – uma alternativa vegana ao couro feito com as fibras da folha da fruta, um subproduto da indústria do abacaxi, desenvolvido pela designer espanhola Carmen Hijosa. O material biodegradável é vendido entre $ 5 dólares e $ 15 dólares por metro quadrado – o que o torna mais acessível do que o couro animal.
“As folhas de abacaxi usadas para criar este tecido exclusivo não exigem recursos extras para crescer e fornecem uma renda adicional às comunidades agrícolas”, explicou Hugo Boss em um comunicado. A empresa descreveu a linha de calçados como “sapatos que deixam uma marca mínima no planeta e oferecem um visual elegante da BOSS”.
Piñatex está entre o número crescente de alternativas recentemente desenvolvidas para substituir o couro animal, incluindo o couro de fungo da nat-2, couro com base em casca de maçã da VEERAH, e couro à base de levedura da Modern Meadow.