EnglishEspañolPortuguês

Luva de borracha é encontrada em estômago de golfinho encalhado

24 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Na semana passada, um golfinho foi encontrado morto em uma praia britânica. Depois de dissecação, biólogos descobriram que o animal sofria de desnutrição e morreu ao encalhar na areia da praia.

Na quinta-feira, a Sociedade Zoológica de Londres postou em seu Twitter a cobertura de todas as 3h e meia de duração do procedimento e, quando encontraram o pedaço de um dedão de uma luva de borracha, o fato gerou muita comoção.

Por mais que, no fim, a causa da morte tenha sido comprovada como o encalhamento – havia muito sangue nos pulmões do animal -, é chocante perceber o quanto nosso lixo impacta a vida selvagem.

Casos parecidos foram observados recentemente. Em uma pacata ilha do pacífico, foram descobertos albatrozes mortos, e dentro de seus estômagos estavam muitos objetos de plástico – e nesse caso, foi essa a causa da morte dos animais.

A importância de conscientização sobre o mal descarte e a produção de lixo em excesso é o foco de muitas ONGs. A National Geographic divulgou uma iniciativa – que pretende durar anos – de redução do consumo de plástico. Uma série de fotos que mostram animais marinhos tendo que aprender a conviver com o nosso lixo em seus habitats naturais faz parte da campanha.

Reprodução | BBC

Rob Deaville, biólogo que liderou a dissecação, disse em entrevista à BBC que “até o presente momento a condição nutricional muito pobre é o fator mais significativo. Ele [golfinho] perdeu muita massa muscular. Está realmente muito magro.”

De acordo com Deaville, a área que o animal se encontrava era muito diferente de seu habitat natural, já que eles preferem partes mais profundas. É bem provável que, com muita fome e em um local diferente do acostumado, ele tenha ingerido em confusão o pedaço da luva.

Você viu?

Ir para o topo