EnglishEspañolPortuguês

Gatos são mortos por envenenamento em bairro de Taubaté (SP)

22 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Gatos estão sendo mortos por envenenamento no bairro Parque São Luiz, no município de Taubaté, no interior de São Paulo.

(Foto: Divulgação / Imagem Ilustrativa)

O gato tutelado pela estudante Mikaelly Morais foi uma das vítimas. “Ele saiu para a rua, e quando voltou já estava muito debilitado”, disse a tutora, que encontrou um saco de lixo com vários gatos mortos. “A gente estava passando na avenida, e minha mãe falou ‘nossa, os gatinhos’. Ai ela fez a curva com a moto, a gente parou, tiramos fotos e um senhor veio nos contar que há dois dias ele tinha enterrado mais um saco de gatos”, acrescentou.

De acordo com a Polícia Civil, houve uma queda nos registros de boletins de ocorrência por crimes cometidos contra animais. Entretanto, relatos de maus-tratos viralizam com frequência nas redes sociais. As informações são do Guia Taubaté.

Segundo o presidente da ONG de proteção animal Associação Vida, Afonso Neto, casos de envenenamento são comuns no município. Ao encontrar um animal morto, Neto orienta a população a realizar um boletim de ocorrência de autoria desconhecida e levar o animal ao veterinário para constatar a causa da morte.

(Foto: Mikaelly Morais)

Neto explica que, como medida de segurança, os gatos da entidade só são doados para tutores que se comprometem em telar o ambiente para impedir que o animal tenha acesso à rua e, portanto, corra riscos de envenenamento, atropelamento, agressão e contaminação por doenças. Além disso, o presidente da ONG lembra que o adotante também tem que pagar pela castração do gato.

A criação de gatos com acesso à rua é criticada por Neto. “Você cria seu cachorro solto? Por que gato tem que ser criado na rua? O brasileiro tem que acabar com essa mania de achar que gato é livre. É livre dentro de casa”, finalizou.

Você viu?

Ir para o topo