Imagens revelam elefantes de luto após perda de ente querido


É um erro comum imaginarmos que apenas os seres humanos são capazes de pensar na morte e, consequentemente, velar entes queridos quando eles falecem. Há um tempo essa afirmação tem sido desmentida e um dos animais que tem reações bem próximas dos humanos é o elefante.

Em um recente vídeo publicado no canal do YouTube da Nat Geo WILD, três elefantes podem ser vistos em volta do corpo de um outro elefante, falecido. O acontecimento foi capturado bem de perto, e além de comovente, é também uma oportunidade de entender como é o comportamento típico dos animais na natureza.

As reações observadas no vídeo são explicadas por Joyce Poole, bióloga especialista em comportamento de elefantes, que afirma que apesar de serem vistas em outras situações, estão em sua maioria relacionadas a casos de morte.

O luto dos elefantes é um fato comprovado pela ciência até então, e os comportamentos mais comuns observados nos elefantes na presença da morte já foram elencados. O que os pesquisadores tentam entender, agora, é de que forma essas ações são aprendidas. Seria o luto uma reação culturalmente aprendida pelos elefantes ou passada de geração em geração?

Reprodução | IstoÉ

A emoção dos elefantes diante da perda de um ente querido nos faz refletir sobre o quanto temos em comum com esses (e todos os outros) animais. E é impossível não nos lembrarmos das constantes notícias que surgem nos portais sobre as péssimas condições a que são submetidos os animais. Presos, torturados, agredidos…

Eles não merecem ser explorados ou submetidos a situações de maus-tratos para entretenimento, seja por interesses meramente monetários ou até mesmo religiosos. Eles devem viver livres, compartilhando o mundo com todos nós.  


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRAGÉDIA

COVARDIA

CATIVO EM ZOO

CRIME AMBIENTAL

RESPONSABILIZAÇÃO

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

ESCRAVIDÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>