EnglishEspañolPortuguês

Parlamento britânico não vai mais utilizar plásticos de uso único

17 de maio de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

O Parlamento do Reino Unido anunciou na última terça-feira seus planos para eliminar a utilização de plástico de uso único em suas instalações. A primeira ação será proibir o uso de garrafas plásticas de água e a substituição de descartáveis, eliminando virtualmente os plásticos das dependências do parlamento até 2019.

De acordo com o The Independent, a propriedade costuma consumir mais de 750 mil copos de café para viagem e 125 mil garrafas plásticas de uso único por ano, o que demonstra enorme impacto no lixo gerado e na natureza.

Cerca de 750 mil copos de plástico para café eram gerados como lixo no parlamento britânico todos os anos (Foto: Divulgação)
Cerca de 750 mil copos de plástico para café eram gerados como lixo no parlamento britânico todos os anos (Foto: Divulgação)

Mary Creagh, parlamentar do partido trabalhista britânico e presidente do Comitê de Auditoria Ambiental, comentou que a medida é um “passo importante para a criação do primeiro parlamento livre de plástico do mundo”.

“A ação do parlamento contrasta com os ministros que consultam, anunciam, mas nunca parecem fazer nada para voltar a maré de plástico”, criticou Mary.

O parlamento anunciou a decisão através de uma publicação em sua página no Twitter, que diz: “Desde copos de café e canudos até sacos plásticos e garrafas: o parlamento anunciou medidas para reduzir drasticamente plásticos de uso único na Casa dos Comuns e na Câmara dos Lordes”.

Ações
O Parlamento deve eliminar a venda de todos os copos de café não recicláveis ​​nas instalações do prédio, além de cobrar taxas a cada novos copos utilizados e instalar mais bebedouros nas dependências. A intenção é incentivar as pessoas que frequentam o parlamento a realizarem ações mais ecológicas e eliminarem menos lixo plástico.

Substituições de canudos de plástico por outros de papel compostável e eliminações de sacos plásticos eram atitudes que já estavam sendo tomadas na Câmara dos Lordes do parlamento britânico. Lojas turísticas na propriedade parlamentar em breve substituirão os sacos plásticos por sacos de papel.

A intenção é que os esforços e alternativas inspirem a população e se estendam em todo o Reino Unido, possivelmente introduzindo um imposto sobre copinhos plásticos no país,  o que poderia impor uma proibição total destes até 2023.

Parlamentares estão em acordo com a iniciativa. “Nossas metas desafiadoras refletem os compromissos do parlamento de liderar o caminho na sustentabilidade ambiental”, disse Sir Paul Beresford, deputado conservador e presidente do Comitê Administrativo.

Medidas para diminuir os lixos plásticos de uso único estão sendo tomadas pelo parlamento britânico (Foto: Pixabay)
Medidas ecológicas para diminuir os lixos plásticos de uso único estão sendo tomadas pelo parlamento britânico (Foto: Pixabay)

Luta contra o plástico

De acordo com dados recentes, plásticos de uso único como xícaras de café, garrafas de água, sacos de plástico e canudos representam 89% dos resíduos plásticos no oceano. Medidas como as que o parlamento está aplicando demonstram esforços na luta contra o plástico descartável.

Além disso, o Reino Unido está assumindo posicionamento incisivo na batalha a favor da diminuição de resíduos plásticos nos oceanos. Recentemente, investiram mais de 61 milhões de libras e criaram uma aliança internacional com outros países, visando aumentar conscientização mundial e melhor gestão de resíduos para diminuir o impacto ambiental que o lixo plástico e o consumo humano estão custando aos mares e à vida de animais.

Você viu?

Ir para o topo