Urubu-rei com ferimento em uma das asas é salvo pelo Ibama no Piauí


Um urubu-rei foi encontrado com um ferimento na asa direita no município de Porto, no Piauí. O animal foi resgatado por um funcionário de uma igreja e entregue a um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

(Foto: Ibama/ Divulgação)

Entregue de maneira voluntária ao Ibama, o animal foi encaminhado a sede do órgão em Teresina, também no Piauí, e está recebendo os cuidados veterinários necessários. O urubu não consegue voar devido ao ferimento.

A espécie é mais comum na América Central e tem aparição rara no semiárido.

“Acredita-se que o animal vivesse livre pelas imediações da igreja e provavelmente foi mordido por algum outro animal, como um cachorro, por exemplo”, disse o técnico do Ibama Paulo Kennedy.

Antibióticos e anti-inflamatórios estão sendo usados no tratamento da ave, que recebe também a assepsia dos ferimentos a cada dois dias, devido ao fato da lesão ter atingido o osso. O animal é monitorado constantemente. As informações são do portal G1.

“Acreditamos que em vinte dias ele esteja em condições de recuperação dos ferimentos. Já voar, vai depender da penugem renascer”, disse o professor de Clínica Cirúrgica Veterinária Marcelo Campos, que medica o urubu por meio de uma injeção e com o auxílio de uma aluna.

Classificada como uma ave cathartiforme da família Cathartidae, o urubu-rei vive em zonas tropicais e semitropicais, desde o México até a República da Argentina, e em todo o Brasil, país em que a caça da espécie é proibida por lei.

O urubu-rei também é conhecido como corvo-branco, urubu real, urubu branco, urubutinga, urubu rubixá, urubu preto-e-branco e iriburubixá.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR CANINO

FAKE NEWS

GANÂNCIA

SEQUESTRO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>