EnglishEspañolPortuguês

Pesticidas causam declínio em populações de aves na França

9 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Estudos recentes mostram que a pulverização excessiva de pesticidas em regiões da Europa é a principal causa do devastador declínio de população de aves. Os pesquisadores acreditam que o uso pesado de pesticidas no interior da França é a razão de uma queda maciça no número de pássaros, e embora a diminuição varie de acordo com a espécie e, em alguns casos, seja tão alta quanto dois terços, o número total de aves caiu em cerca de um terço nos últimos 15 anos.

O biólogo de conservação Benoit Fontaine descreve a situação como “catastrófica”. Em entrevista ao The Guardian, o biólogo disse: “Nosso campo está no processo de se tornar um verdadeiro deserto”. A pesquisa é do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França.

O pássaro Laverca é uma das espécies que sofre com o uso excessivo de pesticidas na França (Foto: Divulgação)
O pássaro Laverca é uma das espécies que sofre com o uso excessivo de pesticidas na França (Foto: Divulgação)

Algumas espécies de aves sofreram um declínio significativo. Entre elas, incluem-se aves como o Papa-amoras-comum, a ave sombria e a laverca. Além disso, os pesquisadores determinaram que a razão para a diminuição da população de aves é um declínio no número de insetos- a principal fonte de alimento para as aves – que é, consequência do uso intenso de pesticidas.

A pulverização excessiva ocorre em maior quantidade na monocultura agrícola, principalmente entre grãos básicos, como trigo e milho. E embora o governo da França tenha um plano para reduzir o uso de pesticidas nos próximos anos, a demanda por alimentos básicos continua a crescer, o que gera uma incoerência na luta contra o aumento do uso de pesticidas.

Ainda, o ecologista Vincent Bretagnolle disse ao The Guardian que mesmo populações de pássaros que não são específicas dos ambientes onde a agricultura ocorre estão diminuindo em número, o que pode simbolizar um verdadeiro holocausto na vida de várias espécies de pássaros. “Isso mostra que a qualidade geral do ecossistema agrícola está se deteriorando”, acrescentou o ecologista.

Você viu?

Ir para o topo