Atriz Ashley Judd busca ajuda para proteger bonobos ameaçados


A reconhecida atriz e ativista Ashley Judd se juntou à Iniciativa de Conservação Bonobo em busca da proteção aos bonobos, que são os animais vivos mais próximos na escala evolutiva dos seres humanos.

O bonobo é uma espécie de macaco que se encontra em extinção, e vive exclusivamente na Bacia do Congo na África, na República Democrática do Congo. Atualmente, apenas cerca de 15 mil bonobos ainda permanecem na natureza, sendo vítimas da caça e da perda de habitat, males que estão agravando a existência desses animais.

Bonobos são espécie ameaçada de macacos e uma petição incentivada pela atriz Ashley Judd incentiva a proteção desses animais no Congo (Foto: Pixabay)
Bonobos são espécie ameaçada de macacos e uma petição incentivada pela atriz Ashley Judd incentiva a proteção desses animais no Congo (Foto: Pixabay)

A atriz manifestou seu amor pelos bonobos em uma petição: “Eu me apaixonei por esses animais incríveis há alguns anos, quando narrei‘ The Bonobo Connection, e aprendi que as sociedades de bonobo são matriarcais e, ao contrário de nossos outros parentes mais próximos, os chimpanzés, são incrivelmente pacíficos.

A petição, feita pelo Care2, solicita ao Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Turismo da República Democrática do Congo que trabalhem com total esforço para proteger os bonobos.

“Os grupos de bonobos liderados por mulheres são altamente empáticos e usam o afeto em vez da agressão para resolver conflitos e fortalecer os laços sociais. É uma trágica ironia que essa espécie pacífica seja encontrada apenas em um dos países mais devastados pela guerra na Terra”, comentou Ashley.

O Congo está se reconstruindo de conflitos armados que duraram anos, o que pode simbolizar um futuro melhor para os macacos, já que esforços estão em andamento para proteger e estudar os bonobos. Informações do One Green Planet contam que o país, por exemplo, já está estudando a melhor forma de administrar o habitat dos bonobos, que deve ser protegido, rejeitando a extração de petróleo e apoiando os esforços de conservação liderados pela comunidade.

Ashley Judd visitará a República Democrática do Congo futuramente para ver os bonobos na natureza e reunir-se com líderes de conservação e representantes do governo local. “Eu ficaria honrada em entregar a assinatura de petição e adicionar sua voz ao apelo global para proteger nossas espécies irmãs”, acrescentou a atriz e ativista.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA

JAPÃO

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO SONORA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>