EnglishEspañolPortuguês

Urso com pata presa e dilacerada em armadilha pede por socorro

2 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Um urso-malaio (Helarctos malayanus) ou urso-do-sol foi encontrado na ilha de Bornéu, preso em uma armadilha em uma seringueira usada em uma plantação ilegal de borracha.

O urso fêmea, nomeado de Belia por quem a resgatou, estava praticamente 'acenando', gritando por ajuda com a sua pata presa em armadilha (Foto: Four Paws)
O urso fêmea, nomeado de Belia por quem a resgatou, estava praticamente ‘acenando’, gritando por ajuda com a sua pata presa em armadilha (Foto: Four Paws)

Homens encontraram o animal, uma fêmea que ficou conhecida como Belia. O animal estava praticamente acenando por ajuda, pois sua pata estava presa e a dor causada pelo ferimento certamente era tremenda.

Não se sabe quanto tempo Belia ficou presa na armadilha torturante. Conforme os homens que avistaram o animal se aproximaram, ficou claro o quanto Belia estava sofrendo.

Claire LaFrance, diretora de comunicação da Four Paws, disse em uma entrevista ao The Dodo: “O urso foi originalmente encontrado por nossos colegas da Fundação Jejak Pulang. A lesão aconteceu na pata dianteira esquerda”.

Equipes de resgate removeram a armadilha e levaram Belia para um lugar seguro, onde ela pôde descansar enquanto o ferimento foi tratado. Infelizmente, a pata do urso estava dilacerada e teve que ser amputada.

Armadilha foi a causa do urso ter prendido e machucado gravemente a pata, que foi amputada (Foto: Four Paws)
Armadilha foi a causa do urso ter prendido e machucado gravemente a pata, que foi amputada (Foto: Four Paws)

“Sua idade foi estimada em apenas 2 anos de idade, então seu futuro parecia brilhante” LaFrance disse. Os socorristas do animal acreditavam que um urso jovem e saudável como Belia poderia se adaptar a sua deficiência o suficiente para ser selvagem novamente.

De fato, após alguns dias em um recinto ao ar livre, o urso estava ansiosa para voltar para a floresta novamente, e a equipe de resgate dirigiu o animal à floresta.

Entretanto, outros perigos ainda ameaçam a existência dos ursos. Entre as plantações de óleo de palma e outras indústrias que reduzem os habitats da floresta tropical, muitas espécies ameaçadas de extinção e protegidas estão sujeitas à ferirem-se ou até mesmo serem mortas.

Você viu?

Ir para o topo