Urso com pata presa e dilacerada em armadilha pede por socorro


Um urso-malaio (Helarctos malayanus) ou urso-do-sol foi encontrado na ilha de Bornéu, preso em uma armadilha em uma seringueira usada em uma plantação ilegal de borracha.

O urso fêmea, nomeado de Belia por quem a resgatou, estava praticamente 'acenando', gritando por ajuda com a sua pata presa em armadilha (Foto: Four Paws)
O urso fêmea, nomeado de Belia por quem a resgatou, estava praticamente ‘acenando’, gritando por ajuda com a sua pata presa em armadilha (Foto: Four Paws)

Homens encontraram o animal, uma fêmea que ficou conhecida como Belia. O animal estava praticamente acenando por ajuda, pois sua pata estava presa e a dor causada pelo ferimento certamente era tremenda.

Não se sabe quanto tempo Belia ficou presa na armadilha torturante. Conforme os homens que avistaram o animal se aproximaram, ficou claro o quanto Belia estava sofrendo.

Claire LaFrance, diretora de comunicação da Four Paws, disse em uma entrevista ao The Dodo: “O urso foi originalmente encontrado por nossos colegas da Fundação Jejak Pulang. A lesão aconteceu na pata dianteira esquerda”.

Equipes de resgate removeram a armadilha e levaram Belia para um lugar seguro, onde ela pôde descansar enquanto o ferimento foi tratado. Infelizmente, a pata do urso estava dilacerada e teve que ser amputada.

Armadilha foi a causa do urso ter prendido e machucado gravemente a pata, que foi amputada (Foto: Four Paws)
Armadilha foi a causa do urso ter prendido e machucado gravemente a pata, que foi amputada (Foto: Four Paws)

“Sua idade foi estimada em apenas 2 anos de idade, então seu futuro parecia brilhante” LaFrance disse. Os socorristas do animal acreditavam que um urso jovem e saudável como Belia poderia se adaptar a sua deficiência o suficiente para ser selvagem novamente.

De fato, após alguns dias em um recinto ao ar livre, o urso estava ansiosa para voltar para a floresta novamente, e a equipe de resgate dirigiu o animal à floresta.

Entretanto, outros perigos ainda ameaçam a existência dos ursos. Entre as plantações de óleo de palma e outras indústrias que reduzem os habitats da floresta tropical, muitas espécies ameaçadas de extinção e protegidas estão sujeitas à ferirem-se ou até mesmo serem mortas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CATIVO EM ZOO

CRIME AMBIENTAL

RESPONSABILIZAÇÃO

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

ESCRAVIDÃO

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>