EnglishEspañolPortuguês

Veganismo pode alimentar mais 350 milhões de pessoas e combater a fome mundial

2 de abril de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Um novo estudo descobriu problemas sobre como os humanos utilizam a terra para o sistema alimentar e a relação disso com a fome global. A pesquisa mostra que a substituição de produtos de origem animal por alimentos veganos pode alimentar 350 milhões de pessoas adicionais.

Foto: Livekindly

O estudo, publicado pela National Academy of Sciences, analisou dados de 2000 a 2010 sobre os padrões alimentares da população norte-americana, a produção agrícola e a utilização da terra.

Os pesquisadores teorizaram sobre o efeito da retirada da carne bovina, suína, frango, laticínios e ovos da alimentação dos norte-americanos, trocando-os por alternativas igualmente nutritivas à base de vegetais. Foi descoberto que, se a terra usada para a criação de animais fosse usada para o cultivo de vegetais, a quantidade de comida produzida poderia alimentar mais do que o dobro de pessoas.

“Imagine uma área de terra que possa produzir 100 gramas de proteína comestível de vegetais. Se você pegar a mesma quantidade de terra e utilizá-la para produzir ovos, terá apenas 60 gramas de proteína comestível, uma ‘perda de oportunidade alimentar’ de 40%, descobriram os autores do estudo”, reportou o  LA Times.

Se a terra que produz 100 gramas de proteína vegetal fosse usada para a criação de galinhas, seria obtida metade da quantidade de proteína das aves. Já o uso do espaço para vacas exploradas para a produção de leite equivale a somente um quarto da proteína vegetal. A criação de animais na terra que resultaria  em 100 gramas de proteína vegetal resultaria em apenas quatro  gramas de proteína bovina, segundo o LA Times.

De acordo com o  Livekindly, apenas a substituição de ovos das dietas dos EUA por vegetais nutricionalmente comparáveis pode alimentar um milhão de pessoas adicionais. Além disso, trocar a carne por vegetais alimenta mais 163 milhões de pessoas.

A pecuária usa 45% das terras do planeta. O veganismo usa substancialmente menos terra do que uma dieta com carne. A alimentação de um consumidor de carne pode usar até 18 vezes mais terra do que uma alimentação sem exploração animal. A nova pesquisa endossa hipóteses anteriores de que a pecuária é contraproducente para alimentar a população mundial. Especialistas alertam que atualmente temos alimentos suficientes para alimentar 10 bilhões de pessoas. Porém, os dados indicam que quase 795 milhões – uma em cada nove pessoas – sofrem de desnutrição crônica. Quase todas elas vivem em países em desenvolvimento, enquanto 82% das crianças desnutridas estão em países onde a comida é oferecida a animais mortos para a alimentação de países ocidentais.

Outros dados revelam que cerca de metade dos grãos do mundo é dada a animais mortos pela indústria de alimentos. Estudos anteriores sugeriram que a América poderia alimentar 800 milhões de pessoas com esses grãos. Os pesquisadores também falaram sobre os prejuízos do atual sistema alimentar para a saúde. A retirada dos produtos de origem animal pode salvar vidas humanas e diminuir o custo financeiro do controle de doenças.

Você viu?

Ir para o topo