EnglishEspañolPortuguês

Reino Unido pressiona Canadá para combater o uso de canudos plásticos

27 de abril de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O Reino Unido planeja proibir a venda de canudos de plástico e está pressionando outros países como o Canadá, a aderir a medida em favor dos animais e o meio ambiente.

O utensílio de plastico têm sido um assunto em debate para biólogos marinhos preocupados com a ameaça que esses plásticos podem causar na vida de centenas de espécies em todo o mundo. Na última semana, a primeira-ministra britânica Theresa May declarou erradicar o lixo plástico até 2042 como parte de um plano de ação nacional.

O lixo plástico é um dos maiores desafios ambientais que o mundo enfrenta, e é por isso que proteger o ambiente marinho é fundamental para nossa agenda na reunião dos chefes de governo da Commonwealth”, declarou.

A Commonwealth é uma rede de 53 países, a maioria ex-colônias britânicas que estão reunidos em Londres nesta mês. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi questionado se irá adotar a mesma proibição com o Reino Unido. Trudeau contornou a questão, mas disse que vai abordar o assunto com as nações do G7 e ver as soluções.

Apesar de parecer inofensivo, o canudo plásticos invade se acumula no meio ambiente e pode demorar até 200 anos para se decompor.
Apesar de parecer inofensivo, o canudo plásticos invade se acumula no meio ambiente e pode demorar até 200 anos para se decompor. (Foto: Business News)

A proibição também inclui produtos como cotonetes, que geralmente são jogados no vaso sanitário, entram nos sistemas de água e, em seguida, representam uma ameaça à vida marinha e às aves que podem tentar comê-lo.

O anúncio do Reino Unido ocorreu depois que muitos restaurantes do país já proibiram canudos de plástico de uso único. O utensílio também já foi banido em várias cidades dos Estados Unidos, como Seattle, Miami e Malibu, na Califórnia.

O movimento de eliminar os canudos de plástico também chegou a várias cidades canadenses. Um projeto chamado The Law Straw Toronto que incentiva bares e restaurantes na cidade a não utilizarem o objeto.

Um número crescente de bares e restaurantes em Vancouver também começou a proibir canudos. A cidade não está pedindo uma proibição definitiva, mas está propondo que os comerciantes perguntem aos clientes se eles querem ter um canudo com seus coquetéis.

O plano de Vancouver segue outras cidades que visam combater o lixo plástico como a cidade de Montreal que aboliu o uso de bolsas plásticas em janeiro e a cidade de Victoria que deverá proibir sacolas plásticas de compras em julho desse ano.

A crescente proibição de canudos de plástico vem à medida que os números das Nações Unidas mostram que oito milhões de toneladas de plástico como garrafas, embalagens e outros resíduos  entram no oceano a cada ano, matando a vida marinha e entrando na cadeia alimentar humana.

Todo esforço em combater a continuidade da poluição plástica no mundo é importante, pois esse componente pode demorar até 200 anos na atmosfera para se decompor.

Você viu?

Ir para o topo