VÍTIMAS

Onze leões são encontrados mortos em parque de Uganda

Onze leões, incluindo oito filhotes de leão, foram encontrados mortos em Parque Nacional na Uganda. Investigação aponta suspeita de envenenamento

239

15/04/2018 às 22:00
Por Fernanda Cotez, ANDA

Onze leões morreram no Parque Nacional Rainha Elizabeth, localizado na Uganda. As três leoas e os oito filhotes de leão foram encontrados perto da vila de pescadores Hamukungu, um destino turístico popular.

Bashir Hangi, o oficial de comunicação da Autoridade de Vida Selvagem de Uganda (UWA) relatou que “uma investigação foi aberta, mas suspeitamos de envenenamento”.

Onze leões foram encontrados mortos no Parque Nacional Rainha Elizabeth, depois de possivelmente terem sido envenenados. (Foto: Nigel Pavitt AWL)

Onze leões foram encontrados mortos no Parque Nacional Rainha Elizabeth, depois de possivelmente terem sido envenenados. (Foto: Nigel Pavitt AWL)

Apesar da triste suspeita, Hangi ressaltou que “ainda é apenas uma suspeita. Vamos tentar estabelecer a verdadeira causa da morte”.

Outros leões foram mortos recentemente, em incidentes que incluíram envenenamento, na Uganda. Em maio de 2010, cinco pessoas foram mortas no parque, em outro possível caso de envenenamento. Entre maio de 2006 e julho de 2007, 15 leões morreram na área, em ataques em que donos de terra foram responsabilizados.

Oficiais responsáveis pela vida selvagem de Uganda há muito pedem o despejo de comunidades próximas ao parque, pois conflitos ocorrem entre pastores e animais selvagens, já que donos de terra costumam atacar e matar os leões visando defender seu próprio gado.