EnglishEspañolPortuguês

Manifestação em Israel pede o fim da exportação de animais vivos

30 de abril de 2018
4 min. de leitura
A-
A+

Ativistas em defesa dos direitos animais marcharam em Israel contra as exportações de cargas vivas de animais realizadas pela Austrália, procurando pressionar os dois governos para que acabem com a indústria apontada como ‘cruel e agonizante’.

Milhares de pessoas marcharam pela cidade de Tel Aviv na noite do último sábado (28), protestando contra a continuação das exportações de animais vivos para Israel. Informações da Animals Australia afirmam que cerca de 3 mil pessoas compareceram para protestar.

Israelenses consideram as exportações de animais um transporte 'cruel' (Foto: David Crosling/EPA)
Israelenses consideram as exportações de animais um transporte ‘cruel’ (Foto: David Crosling/EPA)

Em 2017, quase meio milhão de animais vivos foram trazidos para Israel da Austrália e da Europa, de acordo com informações do The Times of Israel. Um grande aumento no número de animais importados em 2018 e a crueldade intrínseca ao translado foram as razões do protesto.

No mesmo dia, manifestantes em Melbourne, na Austrália se reuniram em frente a um navio carregado com milhares de ovelhas e bois, que partia para Israel. O protesto não foi especificamente voltado para as exportações de cargas vivas, mas procurou esclarecer o abuso de animais utilizados na indústria de forma geral.

Vídeo postado na página do Facebook da Israel Against Live Shipments (Israel Contra Exportações de Cargas Vivas) mostra manifestantes marchando nas ruas. Além disso, uma campanha de publicidade anti-exportação de cargas vivas foi lançada em ônibus e pontos de ônibus em Tel Aviv e Jerusalém.

Imagens chocantes

Os protestos mostram o impacto causado pelas imagens de denúncia capturadas em um navio de exportação de ovelhas que partiu de Fremantle para o Oriente Médio, em 2017.

Vídeos transmitidos pela TV australiana ‘60 Minutes’ mostraram a superlotação a bordo, com animais lotados de forma tão agonizante que muitos não conseguiam alcançar comida e água, e estavam incapazes de se sentar ou deitar-se, além de cobertos por seus próprios excrementos. Além disso, as temperaturas escaldantes tornaram os animais ofegantes e foram a principal causa da morte das ovelhas. Posteriormente, os corpos dos 2,4 animais mortos foram jogados ao mar.

“Não deixem esse navio sair despercebido”, incitou a Animals Australia aos manifestantes em um post no Facebook. “Devemos manter o foco neste exportador e nesta indústria cruel pelo tempo que for necessário”, lutando contra a violência deste tipo de transporte.

Os protestos públicos continuam pressionando os governos em todo o mundo para que ações contra as exportações de cargas vivas de animais sejam tomadas.

Ativistas em Israel manifestaram contra a continuação de exportações de cargas vivas de animais da Austrália para Israel (Foto: Adi Avikzer)
Ativistas em Israel manifestaram contra a continuação de exportações de cargas vivas de animais da Austrália para Israel (Foto: Adi Avikzer)

Comércio entre Israel e Austrália

Israel importou quase 120 mil ovelhas australianas em 2016. Sara Netanyahu, esposa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que estava “chocada” com as condições a bordo dos navios de exportação de animais vivos.

“Isso realmente quebra meu coração”, disse Sara em comunicado no Facebook. “Eu me voltei para meu marido, que fará tudo o que puder para acabar com essa tremenda crueldade. Também falei com o ministro da agricultura, Uri Ariel, e não tenho dúvidas de que ele fará tudo o que puder ”.

O ministro da agricultura em Israel disse no Facebook que havia expressado sua preocupação com seu colega australiano e ministro da agricultura na Austrália, David Littleproud. “Expliquei que há intenção de reduzir significativamente o transporte de animais da Austrália para Israel”, escreveu Ariel.

Contradição governamental

Em relação à morte de 2,4 mil ovelhas no ano passado, mesmo com imagens chocantes denunciando o absurdo da situação dos animais explorados, ainda nenhuma punição foi aplicada pelas autoridades federais da Austrália.

Mais de 70 relatórios de investigação de mortalidade apontaram números de casos em que as condições eram contrárias aos padrões de exportação, e nenhuma iniciativa de penalidade às empresas de exportações foram tomadas.

Grupos de bem-estar animal dizem que o departamento de agricultura da Austrália está em conflito devido às funções concorrentes de promover os negócios australianos e regular o setor de forma a ser prezado o bem-estar animal.

Você viu?

Ir para o topo