OPÇÕES VEGANAS

Alunos desenvolvem hambúrguer vegetal que imita salmão

Alunos do curso Collider de Frutos do Mar à Base de Vegetais de Berkeley criaram um hambúrguer vegano de fungos que é indistinguível do hambúrguer de salmão

328

22/04/2018 às 11:00
Por Thayna Soares, ANDA

Os formandos do curso Collider de Frutos do Mar à Base de Vegetais de Berkeley criaram um hambúrguer vegano de fungos que é indistinguível do hambúrguer de salmão da Whole Foods em sabor e valor nutricional.

O hambúrguer de salmão livre de crueldade animal é criado usando ingredientes à base de plantas. (Foto: Divulgação)

O hambúrguer de salmão livre de crueldade animal é criado usando ingredientes à base de plantas. (Foto: Divulgação)

A nova startup de tecnologia de alimentos Terramino Foods desenvolveu recentemente um hambúrguer de salmão vegano que imita o sabor e o perfil nutricional de sua contraparte baseada em animais.

Os fundadores Kimberlie Le e Joshua Nixon começaram a trabalhar no conceito enquanto participavam do curso “Plant-Based Seafood Collider” da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e aperfeiçoaram o produto durante o programa de incubação de quatro meses da Indiebio.

Terramino cria o salmão livre de crueldade animal usando ingredientes à base de plantas (principalmente fungos koji e algas) e um meio de crescimento para imitar as fibras musculares dos animais, mas sem células animais. A Media Company Fast Company comparou o hambúrguer de Terramino a uma versão baseada em salmão do Whole Foods Market e considerou os dois indistinguíveis.

A Terramino planeja lançar seus primeiros produtos veganos, um filé e um hambúrguer, até o final do ano. Em 2019, a equipe espera aumentar a produção para vender seus produtos – o que incluirá outras alternativas veganas à base de frutos do mar e substitutos de carne à base de fungos – a preço justo e, eventualmente, por um preço menor do que os alimentos de origem animal.