EnglishEspañolPortuguês

Golfinho ameaçado de extinção morre após derramamento de óleo

8 de abril de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O governo indonésio anunciou um estado de emergência no dia 3 de abril de 2018, após um grande vazamento de petróleo que ocorreu no fim de semana em Bornéu, na Indonésia. Cinco pescadores locais e um golfinho ameaçado foram confirmados mortos em consequência do vazamento ocorrido na manhã de sábado, na Baía de Balikpapan, na província de Kalimantan Oriental.

De acordo com um relatório, a empresa nacional de petróleo Pertamina, que originalmente negou a responsabilidade, declarou que o vazamento foi causado por um tubo rompido usado para transportar petróleo a aproximadamente 25 metros abaixo da superfície do mar.

Um golfinho Irrawaddy foi encontrado morto em local próximo de um vazamento de óleo na Indonésia.
Um golfinho Irrawaddy foi encontrado morto em local próximo de um vazamento de óleo na Indonésia. (Foto: Rare Aquatic Species Indonesia/RASI)

O golfinho irrawaddy, que se encontra ameaçado de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (ICUN), foi descoberto na costa perto do vazamento na noite de domingo.

Distribuído pelo Oceano Índico costeiro da Índia à Indonésia, o tamanho relativamente pequeno do golfinho do Irrawaddy, sua cabeça característica e sua capacidade de cuspir água quando instruído contribuíram para o recente aumento do número de suas capturas pela região.

Espécie protegida sob a lei indonésia, aquele que matar um golfinho do Irrawaddy será devidamente multado e pode até ser preso.

Acredita-se que o vazamento tóxico foi a causa da morte do golfinho. Em entrevista para o Mongabay, Danielle Kreb, uma bióloga marinha da Rare Aquatic Species Indonesia (RASI) (Espécies Aquáticas Raras da Indonésia, em tradução literal) explicou que levaria cerca de uma semana até receber os resultados das amostras retiradas do animal.

Você viu?

Ir para o topo