EnglishEspañolPortuguês

Exploração de madeira florestas tropicais causam impactos aos ecossistemas de peixes

22 de abril de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Um novo estudo revela a exploração de madeira em florestas tropicais pode causar danos no ecossistema dos peixes. Os pesquisadores esperavam que o nível de dano aumentasse dependendo da quantidade de exploração madeireira e ficaram surpresos ao descobrir o impacto da remoção de poucas árvores.

Existem muitos tipos de extração madeireira que ocorrem nas florestas tropicais, desde a extração seletiva de madeira que é feita somente com algumas espécies, até a exploração madeireira e a transformação da floresta tropical em plantações de dendezeiros.

Diferentes tipos de animais reagem a essas mudanças de maneiras muitas vezes complexas. No entanto, um novo estudo publicado pela Biological Conservation mostra que, para peixes de água doce, qualquer exploração madeireira é demais. A equipe, liderada pelo Imperial College London, na Inglaterra, descobriu um declínio na biodiversidade de peixes em todos os tipos de exploração madeireira.

Rio Brantian devastado pela exploração de madeira em Sabah, na Malásia.
Rio Brantian devastado pela exploração de madeira em Sabah, na Malásia. (Foto: Imperial UK)

Os autores do artigo afirmam que o resultado sugere uma reflexão sobre como os ecossistemas de água doce são protegidos nessas florestas.

A principal autora, Clare Wilkinson, do Departamento de Ciências da Vida da Imperial, disse: “Como uma mudança tão pequena pode afetar a biodiversidade de peixes é chocante e preocupante. Esperávamos ver um quadro menos afetado nas áreas seletivamente exploradas, a ser fortemente impactado pelos riachos nas plantações de dendê. Em vez disso, vimos quase o mesmo nível de perda de biodiversidade de peixes em todos os ambientes alterados. ”

A equipe analisou 23 córregos em Bornéu, na Ásia, como parte do projeto SAFE, que investiga as mudanças ambientais em um gradiente de floresta primária para plantação de dendê.

Eles descobriram que a diversidade de peixes foi reduzida em todas as áreas exploradas em comparação com a floresta virgem, e que o tempo desde a exploração não afetou o nível de mudança. Todas as regiões exploradas sofreram níveis semelhantes de perdas, independentemente de terem sido escolhidas apenas árvores selecionadas ou de todas elas, ou se a exploração madeireira foi recente ou posterior no passado.

Altos níveis de sedimentos em suspensão em um grande rio de dendezeiros com reserva ribeirinha.
Altos níveis de sedimentos em suspensão em um grande rio de dendezeiros com reserva ribeirinha. (Foto: Imperial UK)
Os pesquisadores acreditam que as razões para essas mudanças críticas tendem a estar relacionadas a uma série de fatores que afetam os habitats quando as árvores são perdidas. As árvores fornecem sombra, criando manchas mais frias de fluxo que muitos peixes precisam para desovar. As árvores mais antigas e mais altas fornecem mais desta sombra, mas são as que geralmente são removidas no corte seletivo de espécies. A serapilheira dessas árvores também ajuda a manter os riachos frescos e a concentrar fontes de alimento.

A perda de árvores também aumenta a erosão do solo, o que significa que as terras estão mais suscetíveis ao colapso e mais sedimentos acabam no córrego. Isto teve o efeito de fazer córregos mais rasos e mais largos, limitando os tipos de espécies que podem viver no habitat.

Para que as plantações de dendê sejam rotuladas como “sustentáveis”, elas devem incluir uma zona ribeirinha, um amortecedor de terras florestais imediatamente na fronteira com riachos de pelo menos 30 metros. No entanto, em nenhum dos córregos amostrados em áreas de dendezeiros neste estudo, a presença de uma zona ripária de 30 metros reduz os danos à biodiversidade de peixes.

“Os peixes de água doce nesses riachos são uma fonte de alimento para a população local, portanto a manutenção da biodiversidade é importante. Nosso estudo sugere que as proteções atuais não são boas o suficiente, pois não priorizam a conservação da floresta intacta e não são suficientes para proteger os peixes em ambientes mais alterados”, finalizou.

Você viu?

Ir para o topo