Esfirra vegana

A esfirra já é um salgado comum em vários lugares; a tradicional é de carne, porém existem várias versões.

145

16/04/2018 às 17:00
Por Redação

Divulgação

A esfirra já é um salgado comum em vários lugares; a tradicional é de carne, porém existem várias versões. Esta massa é deliciosa e bem fácil de fazer. De recheio, você pode usar o que preferir; só tome cuidado para não ficar muito úmido e, assim, danificar a massa.

Ingredientes

Massa

2 tabletes de fermento biológico fresco (cada um tinha 15 gramas)
1 colher (de sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícaras (de chá) de água morna
1 xícara (de chá) de óleo vegetal ou azeite
1 colher (de sopa) de sal
Farinha de trigo até dar liga ( usei cerca de 700 gramas)

Recheio de berinjela

4 colheres (de sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 berinjela grande cortada em cubinhos
2 colheres (de sopa) de pimentão picado
1 tomate médio picado
4 colheres (de sopa) de azeitona picada
2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo faça o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola até dourarem. Em seguida, acrescente uma berinjela picada em cubinhos.

Lembrando que para deixar a berinjela com sabor mais suave, é importante deixá-la de molho em um litro de água com 1 colher de sopa de vinagre por 15 minutos, escorrendo em seguida.

Refogue até a berinjela ficar macia e acrescente o pimentão picado, o tomate e a azeitona, refogando bem.

Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o cheiro verde picado.

Em uma vasilha coloque os tabletes de fermento biológico e o açúcar, e amasse até formar uma pasta líquida. Acrescente a água morna, o óleo vegetal ou azeite, o sal, e misture. Vá colocando farinha de trigo aos poucos, sovando delicadamente a massa. A massa ficará no ponto quando desgrudar da vasilha e das mãos com facilidade. Nesta receita eu geralmente uso cerca de 700 gramas de farinha.

Esta massa cresce rápido, por isso você terá que ser ágil. Ela não precisa descansar.

Em um balcão limpo, polvilhe farinha de trigo. Pegue uma quantidade que dê o tamanho da esfirra que você desejar, e faça bolinhas com toda a massa, tomando cuidado para que as bolinhas estejam lisas e uniformes. (Fiz bolinhas de 5 cm de diâmetro). Use o balcão para embolá-las bem.

Abra uma a uma, tomando cuidado para não ter áreas mais finas; cerca de 0,5 centímetros de espessura está ótimo. Coloque o recheio no centro, encoste dois dos lados da massa, em seguida junte com a parte de baixo, formando um triângulo.

Procure deixá-las bem fechadas, como também evitar fazer “pontas” muito grandes, que poderão ficar um pouco cruas devido ao acúmulo de massa. Faça isso com todas e ajeite-as na assadeira, dando uma distância de 1 dedo uma da outra. Asse em forno médio pré aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourarem.

Fonte: Presunto Vegetariano