EnglishEspañolPortuguês

Após três anos presa em corda, baleia-franca é salva nos EUA

15 de abril de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia encontrada com redes de pesca profissional foi salva por um equipe de resgate de Provincetown, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

O Centro de Estudos Costeiros (CCS), informou que uma equipe de vigilância das baleias-francas estavam fazendo uma pesquisa de rotina e avistaram a baleia em apuros. A equipe de Resposta de Conflito de Animais Marinhos da CCS saiu em um barco de resgate e encontrou a baleia com a assistência do avião utilizado na pesquisa.

O grupo informou que a fêmea da baleia tinha uma corda muito grossa enrolada em torno de sua mandíbula e boca. A CCS acrescentou que a baleia estava em condições físicas precárias, pois os exames indicaram que ela estava enredada no mesmo equipamento há pelo menos três anos.

Baleia presa em redes de pesca abandonadas no mar é salva nos EUA.
Baleia presa entre as cordas de pesca (Foto: Center for Coastal Studies, NOAA)

Ainda conforme a equipe de resgate, a corda que envolvia a baleia não possuía uma linha à qual pudessem colocar boias. Normalmente, as boias colocam a baleia na superfície para que as equipe possam remover o objeto.

A corda foi cortada e se deteriorará no mar. A CCS afirma que os pesquisadores continuariam monitorando a baleia, caso ela precise de mais ajuda. As baleias-franca estão criticamente em perigo, o que segundo a CCS, tornou a salvação desta baleia ainda mais vital.

“Com apenas 433 baleias-franca do norte do Atlântico, a perda de uma fêmea reprodutora e de seus futuros filhotes teria um efeito devastador sobre a sobrevivência da população”, finalizou

Você viu?

Ir para o topo