República Dominicana aprova lei que proíbe comércio de golfinhos

29/04/2018


A República Dominicana aprovou recentemente uma legislação que proíbe totalmente a venda de golfinhos no país. Agora, por um período de cinco anos, os golfinhos não podem ser comprados nem vendidos no país – o que torna muito mais difícil, se não impossível, abrir novos aquários desses animais marinhos.

A vida dos golfinhos parece estar mudando para melhor (Foto: Heather Moran, National Aquarium)
A vida dos golfinhos parece estar mudando para melhor (Foto: Heather Moran, National Aquarium)

A nova lei foi aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais da República Dominicana, e é um notável avanço na luta para libertar os golfinhos dos tanques de exploração para turismo e entretenimento.

O Projeto Dolphin (Projeto Golfinhos, em tradução literal) foi a instituição que tomou frente nos esforços locais de conservação desses animais por muitos anos. Em setembro de 2014, Ric O’Barry, fundador e diretor do Projeto Dolphin, recebeu reconhecimento especial da Academia do Cine República Dominicana (ACRD) por sua dedicação e compromisso em acabar com o cativeiro dos golfinhos e promover sua reabilitação e liberação.

“Aplaudimos o Ministério por tomar essa medida, pois este é um avanço importante para ativistas locais que têm trabalhado duro para defender a liberdade dos golfinhos”, compartilhou a equipe do Projeto Dolphin em comunicado.

Em 2017, a influente empresa de viagens Thomas Cook parou de vender ingressos para atrações que exploravam animais, devido a preocupações com o bem-estar animal, conforme explica o OneGreenPlanet.

Recentemente, também, o National Aquarium (Aquário Nacional, em tradução literal), em Baltimore (EUA), anunciou que criará o primeiro santuário marítimo de golfinhos na América do Norte, possibilitando reabilitação e uma nova chance de vida a muitos animais que foram explorados por toda a vida. E o SeaWorld San Diego relatou uma queda drástica no número de visitantes em cerca de meio milhão de a menos no último ano.

A exploração de golfinhos para turismo e entretenimento tem demonstrado quedas bruscas de públicos, e avanços nas legislações contra essa prática tem tomado espaço (Foto: Dolphin Project)
A exploração de golfinhos para turismo e entretenimento tem demonstrado quedas bruscas de públicos, e avanços nas legislações contra essa prática tem tomado espaço (Foto: Dolphin Project)

Já foi comprovado que viver em cativeiro causa graves traumas psicológicos e emocionais a animais, podendo levar à zoocose – distúrbio que causa comportamentos compulsivos para alívio de estresse e sintomas de depressão.

Portanto, mudanças significativas como essas no âmbito da exploração de animais marinhos são um bom sinal. Parece que a situação dos golfinhos e outros animais em cativeiro está prestes a começar a mudar para melhor. Além disso, decisões de tamanho impacto influenciam e encorajam outras nações e instituições a se conscientizarem mais sobre a vida e o bem-estar dos animais mantidos em cativeiro para entretenimento.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>