Tartaruga de 40 anos quebra casco após fugir de casa


Humpty é uma grande tartaruga, com cerca de 40 anos de idade, que vivia com seu tutor em uma casa, em San Diego, Califórnia (EUA). Porém, a tartaruga conseguiu escapar dos olhares de seu guardião e fugiu, vagando pelas ruas. Até que um cachorro começou a persegui-la, o que fez com que o animal caísse de altura consideravelmente alta – quebrando parte de seu casco na queda.

O casco quebrado do animal foi restaurado após cirurgia (Foto: San Diego County Department of Animal Services)
O casco quebrado do animal foi restaurado após cirurgia (Foto: San Diego County Department of Animal Services)

A tartaruga foi encontrada e o Departamento de Serviços de Animais do Condado de San Diego foi acionado, resgatando o animal. No resgate, ficou evidente a dor que a tartaruga sofria por conta do acidente com o seu casco.

Dan DeSousa, diretor do departamento, contou ao The Dodo: “Vimos muitas tartarugas, mas nada do tamanho ou da gravidade das lesões de Humpty. Tivemos que recuperar o casco o mais rápido possível.”

A tartaruga, então foi levada pela equipe a um especialista em répteis, que realizou uma longa cirurgia que pudesse reunir os pedaços quebrados do casco do animal. O processo de cura é demorado, porém pode ser realizado com a moldagem e cuidado adequados, comentou DeSousa.

“Muitas das partes do casco quebradas foram levantadas, e precisavam ser alinhadas novamente. Os médicos usaram parafusos e zíperes para manter tudo no lugar para o processo de cura”.

Os cirurgiões preencheram as lacunas entre os fragmentos quebrados do casco com um material semelhante ao que é utilizado para fazer dentaduras humanas. A cura deve acontecer entre semanas ou meses.

Grande tartaruga se acidentou e quebrou seu casco nas ruas de San Diego (EUA) (Foto: San Diego County Department of Animal Services)
Grande tartaruga se acidentou e quebrou seu casco nas ruas de San Diego (EUA) (Foto: San Diego County Department of Animal Services)

Entretanto, Humpty apresentava um bom estado de saúde. Mas o tutor do animal não se manifestou, mesmo após o caso ter sido noticiado na cobertura de notícias de San Diego. Uma pessoa chegou a procurar por Humpty ao saber do animal pelos jornais, mas após informação de que o custo da cirurgia seria de quase 4 mil dólares, desistiu de se responsabilizar pelo animal.

Humpty é uma espécie de tartaruga africana, ou tartaruga sulcata. Sendo a terceira maior espécie de tartaruga do mundo, são uma raça comum na indústria exploração e comércio de animais domésticos. Por ser exótica, é comum o abandono conforme crescem e os tutores deixam de cuidar adequadamente desses animais.

No momento, a tartaruga permanece em um abrigo, e caso não seja procurada por seu tutor, será transferida a um local de resgate de animais selvagens. E Humpty parece estar se recuperando bem.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

TRATAMENTO

PROTEÇÃO ANIMAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>